DICIONÁRIO RETRÔ - MAUREEN O'HARA

Apelidada de "Rainha do Technicolor" devido aos seus lindos cabelos ruivos, Maureen O' Hara, nascida Maureen FitzSimons em 17 de agosto de 1920 na Irlanda, foi a segunda de seis filhos de Charles e Marguerita FitzSimons. Aos 14 anos foi aceita no famoso Abbey Theater, iniciando sua carreira de atriz e cantora.
Sua carreira começou, quando foi notada por Charles Laughton em um teste. Graças ao teste, atuou ao lado de Charles em "A Estalagem Maldita" (Jamaica Inn) de Alfred Hitchcock, onde ela passou a ser conhecida como Maureen O'Hara.
No mesmo ano, ainda sob contrato com a produtora de Laughton, atuou ao lado dele em "O Corcunda de Notre-Dame" (The Hunchback of Notre Dame), obtendo grande sucesso interpretando a cigana Esmeralda. Após ter seu contrato vendido, Maureen teve a oportunidade de trabalhar com vários diretores e atores. Suas parcerias mais famosas seriam com o diretor John Ford e com o ator John Wayne.
Em 1973 retirou-se das telas, para trabalhar com o marido Charles Blair em sua empresa de aviação. Com a morte de Blair em 1978, Maureen tornou-se presidente da empresa, tornando-se a primeira mulher a dirigir uma Companhia Aérea dos Estados Unidos.
Entre 1991 a 2000, estrelaria quatro filmes para televisão, ganhou um Oscar Honorário em 2014 por sua contribuição cinematográfica. Morreu aos 95 anos de causas naturais, estrelou ao todo mais de 50 filmes, de diversos gêneros.

 ***

1 Comentários

Obrigado por comentar!!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem