CINEMATECA - PLANETA FANTÁSTICO (LA PLANÈTE SAUVAGE)

Uma pessoa que não conhece a história de "Planeta Fantástico", ao ver as ilustrações, geralmente pensa que se trata de uma daquelas animações fofinhas e despretensiosas, mas ao assisti-la ou ler a sinopse, logo essa impressão se desfaz. Essa animação é mais complexa e espetacular do que se imagina. "Planeta Fantástico" (La Planète Sauvage) foi realizado em 1973 e trata-se de uma animação francesa em stop motion, que aborda puramente a ficção científica. Foi dirigida por René Lalox e produzida por Roland Topor, com parceria entre equipes técnicas da França e Tchecoslováquia. O filme foi escrito por Lanox e Topor e foi baseado em um romance de 1957 chamado "Oms"do escritor francês Stefan Wul.
No planeta Ygam vive a raça dos Traags, seres com doze metros de altura que vivem meditando e atingiram o nível mais alto de conhecimento e sabedoria. Enquanto isso as crianças Traags gostam de cuidar de minúsculos animais, chamados Oms (título do romance em que a animação foi baseada), que são considerados nocivos. Uma criança Traag, chamada Tiwa adota um bebê Om, que ela batiza com o nome de Terr. Tiwa acaba se apegando a Terr e o leva a todos os lugares consigo, com isso Terr acaba adquirindo os grandes conhecimentos dos Traags, enquanto os Traags devido a crescente degradação causada pelos Oms, planejam extingui-los.
Enquanto o filme foi produzido, cogitou-se chamá-lo de "Sur la Planète Ygam (No Planeta Ygam), devido ao nome do planeta em que se passa a história, porém o título definitivo (Savage) é o nome da lua de Ygam. O filme faz diversas alusões à época em que foi produzido: metáforas sobre a Guerra Fria, o visual surreal e um pouco psicodélico, remete a popularidade do LSD, Yellow Submarine que remete a fusão com a fantasia de Julio Verne, a arte de Salvador dali e a teoria de evolução de Charles Darwin.
A trilha sonora foi composta por Alain Goraguer, com adições de efeitos por Jean Guérin. O filme foi um sucesso de crítica e foi premiado pelo júri do Festival de Cannes em 1973. René Laloux depois de "Planeta Fantástico" ainda faria outras duas animações de destaque "Os Mestres do Tempo" (Les Maítres du Temps) em 1982 e "Gandahar" de 1988. O filme foi comparado devido à temática com as obras "A Viagem de Gulliver" e "O Planeta dos Macacos", filmes considerados astrognóstico (filmes que relatam ets sendo escravizados por humanos ou o contrário)  além de ter influenciado grandes animações do estúdio Ghibli.
"Planeta Fantástico" é um dos lançamentos desse mês da  Obras Primas do Cinema.
Clique na capa do produto e saiba mais informações e compre hoje mesmo:


***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem