TV NOSTALGIA - 10 DESENHOS QUE PASSAVAM NA TELEVISÃO


A lista de hoje vai ser bem especial pra boa parte dos leitores do blog. Em uma missão bastante difícil, resgatei dez desenhos animados que passavam na televisão e que agitaram a infância de muitas pessoas.

Rupert
Produzido entre 1991 e 1997, o desenho mostra as aventuras de Rupert, um urso e seus amigos. O personagem foi criado por Mary Tourtel, na década de 20 e era um personagem de histórias em quadrinhos. Aqui no Brasil, foi exibido pela Tv Cultura entre 1998 e 2006.

O Pequeno Urso (Little Bear)
Produzido pela Nelvana (mesmo estúdio que produziu Rupert), o desenho foi baseado em uma série de livros escritos por Else Holmelund Minarik e ilustrados por Maurice Sendak. Sua primeira exibição no Brasil ocorreu em 1997, na Tv Cultura.

Doug
Foi o primeiro desenho produzido pela Nickelodeon. Foi dividido em duas fases: a fase Nickelodeon (1991-1994) e a fase Disney (1996-1999). No Brasil a primeira fase é a mais popular e a exibição pela Tv Cultura marcou a infância de muitas pessoas.

As Aventuras de Tintim (Les aventures de Tintin)
Baseado em uma série de histórias em quadrinhos escritas no final da década de 20, Tintim é um dos personagens mais carismáticos e com bastante apelo comercial: já protagonizou jogos e filmes. O desenho produzido entre 1991 e 1992, pela Nelvana, foi exibido pela Tv Cultura.

Caverna do Dragão (Dungeons and Dragons)
O desenho mostra as aventuras de seis crianças que após um passeio de montanha russa, chegam a um mundo dominado pelo perverso Vingador. Eles contam com a ajuda do enigmático Mestre dos Magos. O desenho foi produzido entre 1983 e 1985 e foi baseado em um jogo de RPG de mesmo nome. Estreou aqui no Brasil em 1986, sendo exibido pela Rede Globo. Ganhou ainda algumas modestas reprises entre a década de 90 e início dos anos 2000.

Carmen Sandiego (Where on Earth Is Carmen Sandiego?)
Produzido entre 1990 e 1994, o desenho é baseado em um jogo de computador de mesmo nome. O desenho mostra o esforço dos detetives Zack e Ivy em capturar Carmen Sandiego, uma das maiores criminosas do mundo.

Capitão Planeta (Captain Planet And The Planeteers)
Foi criado na intenção de alertar crianças e adolescentes sobre a preservação ambiental. Foi produzido entre 1990 e 1996 e foi exibido no Brasil em 1991 pela Rede Globo e nos anos posteriores passou por diversas emissoras.

Tutubarão (Jabberjaw)
Produzido pela  Hanna-Barbera, responsável por diversos desenhos populares entre as décadas de 60 a 80. Contém apenas 16 episódios que foram reprisados à exaustão na televisão e davam a impressão de que a animação era longeva.

Os Smurfs (Les Schtroumpfs)
Os personagens criados pelo cartunista Peyo, apareceram pela primeira vez na década de 50, em histórias em quadrinhos. Uma serie de animação seria feita entre 1981 e 1989. Foi exibido no Brasil na década de 80 pela Rede Globo e nas décadas seguintes ganhou modestas reprises. Curiosamente a franquia permanece atual, sendo produzidos inclusive filmes.

Cavalo de Fogo (Wildfire)
Mais um clássico produzido pela Hanna-Barbera. A animação produzida em 1986, conta apenas com 13 episódios, que assim como "Tutubarão" (Jabberjaw) foram exibidos com tanta frequência, que davam a impressão de possuírem muitos episódios. No Brasil foi exibida pelo SBT.

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem