AS PRIMEIRAS DIRETORAS E PRODUTORAS DO CINEMA

Cheguei ao milésimo post no blog e para celebrar este marco, eu decidi homenagear as mulheres que dirigiram e produziram filmes após Alice-Guy, mas que foram totalmente esquecidas com o tempo. Salientando que ainda há diversas pioneiras que estão no esquecimento e o post tem a intenção de reunir algumas e não exatamente todas as mulheres, lembrando que naquele período a participação feminina era muito maior e haviam casos de diversas atrizes que dirigiam e produziam os filmes que estrelavam. Espero que gostem desse post, não poderia abordar qualquer outro assunto que não fosse algo relacionado às mulheres e o início do cinema.

Ebba Lindkvist
Além de diretora, era também atriz. Foi a primeira mulher a dirigir um filme na Suécia e a segunda mulher a dirigir um filme na história do cinema, dirigindo e atuando no curta "Värmländingarna" (Os Warmlanders), em 1910. Em 2016, após anos sofrendo com o esquecimento e com o erro cronológico, foi reconhecida como a primeira mulher cineasta da Suécia.

Anna Hofman-Uddgren
Além de diretora de filmes, foi também diretora de teatro, cantora, atriz e artista de revista de entretenimento. Seu primeiro filme, "Stockholmsfrestelser" (Tentações de Estocolmo) foi realizado em 1911. Entre 1911 e 1912, dirigiu 6 filmes e apenas "Fadren" (O Pai) realizado em 1912 sobreviveu. Foi considerada por anos como a primeira mulher a dirigir filmes na Suécia. Após a correção de um erro cronológico, teve seu nome rebaixado dessa posição. 

Luise Fleck
Foi uma diretora austríaca, sendo considerada por anos como a segunda mulher a dirigir filmes após Alice-Guy, quando na verdade Ebba Lindkvist, havia sido. Seu primeiro trabalho creditado foi como codiretora em 1911. Em 1913, realizaria diversos filmes, desta vez sendo creditada como diretora. Seus filmes eram em sua maioria críticas sociais, focando nas diferenças de classes e questões ideológicas. Além de dirigir, chegou a produzir e roteirizar alguns dos filmes que dirigiu.

Elvira Notari
Foi uma atriz, diretora, roteirista, produtora e dona de estúdio. É considerada a mulher mais jovem a produzir filmes no cinema italiano. Dirigiu cerca de 60 filmes e mais de 100 documentários. Ao lado do marido, fundou o estúdio Dora Film. Seus filmes tiveram uma grande importância quando foram para os Estados Unidos, fazendo com que a cultura italiana fosse amplamente divulgada. Havia também em seus filmes, uma prioridade em retratar a mulher e seus desejos. Muitos de seus filmes sofreram censura na Itália, por flertarem com o erotismo, mesmo de forma sutil. 

Helen Gardner
Além de diretora, foi atriz, figurinista, roteirista e produtora. Como atriz, obteve grande êxito ao protagonizar a adaptação de "Feira das Vaidades" (Vanity Fair) em 1911. Ela era uma das principais atrizes do estúdio Vitagraph, abandonando o estúdio e abrindo sua própria produtora de filmes. É considerada a primeira atriz a produzir filmes independentes sem a ajuda de um homem. Em 1912, sua produtora lançou uma versão cinematográfica de "Cleópatra" baseada na peça de Victorien Sardou, Helen protagonizou o filme. Em 1914, após produzir alguns filmes e sem ter condições de competir com outros estúdios, foi obrigada a fechar sua produtora. Chegou a trabalhar para outros estúdios, mas encerrou sua carreira em 1924.

Grace Cunard
Totalmente esquecida e obscura, Grace Cunard foi uma das grandes atrizes de sua era. Atuou em cerca de 100 filmes. Além de atuar, dirigia, produzia e roteirizava filmes. Ela protagonizou o primeiro filme seriado da Universal "Lucille Love, Girl of Mystery", em 1914, tornando-se uma das atrizes mais populares dos filmes seriados. Obteve uma parceria de êxito ao lado de Francis Ford, irmão de John Ford. A dupla consistia em Cunard escrever e atuar e Ford dirigir. Embora trabalhassem juntos, nunca foi sugerido nenhum tipo de romance entre eles. Com o passar do tempo, ela passou a dirigir os filmes realizados pela dupla, quando Ford se ausentava. Chegou a editar alguns filmes que atuava e produzia. Durante a década de 20, sua popularidade começou a cair e nos anos seguintes ela passou a atuar em papéis secundários, alguns sem crédito. 

Nell Shipman
Nell Shipman ao lado de seu marido Ernest, produziu o filme canadense de maior sucesso: "De Volta à Terra dos Deuses" (Back to God's Country). Ela chegou a abrir duas produtoras de filmes, além de ser conhecida por produzir filmes de aventura. Foi também conhecida por ser uma das primeiras diretoras a usar locações em boa parte das cenas de seus filmes. Recusou um contrato com Samuel Goldwyn por preferir fazer filmes independentes. É considerada a "Primeira Dama do Cinema Canadense".


Cleo Madison
É considerada uma das primeiras e mais importantes diretoras da Universal, mesmo com uma carreira na direção de filmes relativamente curta: ela dirigiu filmes durante um ano apenas. Seu primeiro filme como diretora foi realizado em 1915. O último, "Eleanor's Catch", talvez sua obra mais famosa e uma das poucas sobreviventes, foi realizado no ano seguinte. Após abandonar a direção, ela continuou a atuar, sofrendo um colapso nervoso em 1922 e se aposentando dos filmes em 1924, após uma sequência de papéis menores.



Informações sobre Anna Hofman-Uddgren

Informações sobre Helen Gardner


Informações sobre Cleo Madison

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem