ÍCONES DO CINEMA MUDO - BUSTER KEATON

Buster Keaton foi um dos principais nomes da comédia clássica do cinema mudo. Ao lado de Chaplin e Harold Lloyd, desfrutou de grande popularidade no gênero. Sua carreira teve altos e baixos e após sua morte, entrou em um breve período de esquecimento, sendo ofuscado por Chaplin. Nos últimos anos, houve um cuidadoso resgate ao seu legado e importância, e as novas gerações descobriram toda sua genialidade e talento.

Quando criança, ele se apresentou em shows de vaudeville com sua família, o que teve grande importância em sua carreira posterior no cinema. Seu nome de batismo era Joseph, mas devido aos números de vaudeville, onde ele sempre caía ou era arremessado, passou a ser conhecido como "Buster", gíria para imbecil e associada a quedas e trapalhadas.

Sua carreira no cinema começou ao conhecer Fattu Arbuckle, que o convenceu a atuar em um curta chamado "O Açougueiro" (The Butcher Boy) em 1917. Ele trabalhou em cerca de 14 curtas com Arbuckle até 1920. Ainda em 1920, estrelou seu primeiro projeto como protagonista e recebeu sua própria unidade de produção de filmes, chamada Buster Keaton Productions. Após uma sequência de comédias em curta-metragens, ele passou a elaborar longas.

Durante a produção dos longas, ele realizou sua maior obra-prima: "A General" (The General), considerada até hoje um dos melhores filmes já realizados. Curiosamente, na época o filme não foi bem recebido. Possui também a cena mais cara já produzida durante a era silenciosa (a cena em que a locomotiva desaba de uma ponte).

Em 1928, seu contrato passou a ser gerido pela MGM e a partir disso, sua carreira entrou em declínio, pois ele perdeu toda a autonomia e liberdade artística. O primeiro filme sob contrato da MGM foi "O Homem das Novidades" (The Cameraman) de 1928. Durante a produção desse filme, ele notou que a MGM tinha apenas interesse em seu status e não em suas habilidades como produtor, diretor e roteirista. A MGM também impôs o uso de dublês em cenas perigosas, algo que Keaton jamais havia feito.

Após a transição para o cinema falado, foi demitido pela MGM em 1933, e em seguida partiu para Paris para fazer um filme. Ele ainda produziu e estrelou filmes para o estúdio Educational Pictures, comédias simples em sua maioria. Em 1937, retornou para a MGM como roteirista para os filmes dos Irmãos Marx. Em 1939, assinou um contrato com a Columbia para estrelar 10 comédias. Durante a década de 40, retornou mais uma vez para a MGM, desta vez escrevendo roteiros para os filmes de Red Skelton.

No final da década de 40 e início da década de 50, participou de alguns filmes como "A Noiva Desconhecida" (In The Good Old Summertime) e "Crepúsculo dos Deuses" (Sunset Blvd). Do final da década de 40 até a década de 60, fez diversas participações televisivas. Ele faleceu em 1º de Fevereiro de 1966, aos 70 anos.

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem