CINEMATECA - O PICOLINO (TOP HAT)

Dos dez filmes que Fred Astaire e Ginger Rogers fizeram, o mais memorável e mais lembrado é "O Picolino" (Top Hat) de 1935. Não que os outros sejam ruins ou menos memoráveis, mas "O Picolino" mostra Fred e Ginger no auge do carisma, inclusive esse foi o filme mais rentável de bilheteria da dupla e o segundo maior sucesso de bilheteria de Fred Astaire ( o primeiro seria "Desfile de Páscoa" (Easter Parade). O filme foi dirigido por Mark Sandrich que dirigiu a dupla em mais 4 filmes e ainda trabalhou com Fred Astaire separadamente.
Fred Astaire interpreta Jerry Travers um famoso dançarino que se encontra em Londres com seu produtor Horace (Everett Horton). Em uma ocasião Jerry conhece Dale (Ginger Rogers) e acaba se apaixonando por ela, passando a persegui-la. Dale acaba pensando que Jerry é casado com sua amiga Madge (Helen Broderick). Com isso o filme passa a mostrar vários encontros e desencontros. Além das situações engraçadas, o filme mostra também números musicais protagonizados pela dupla, entre eles o clássico "Cheek to Cheek", o maior e mais famoso número da dupla, sendo inclusive homenageado e reverenciado em alguns outros filmes, como em "A Rosa Púrpura do Cairo" (The Purple Rose of Cairo).
O vestido de Ginger Rogers no número "Cheek to Cheek" foi motivo de briga entre ela e Fred e é uma das maiores lendas da história de Holywood. Ginger fazia questão de usar um vestido cheio de penas, enquanto Fred e Mark sabiam que o vestido atrapalharia a performance da dupla. Mark sugeriu então que Ginger usasse um vestido branco que a própria já havia usado em "A Alegre Divorciada" (The Gay Divorcee), filme em que Mark havia dirigido a dupla um ano antes. Ginger se recusou e abandonou o set e Mark acabou cedendo. Como foi de se esperar a concepção do número foi desastrosa, com penas caindo de todos os lados. Curiosamente no filme a cena funcionou perfeitamente. Esse episódio da dupla, foi recriado em  "Desfile de Páscoa" (Easter Parade) com Fred Astaire e Judy Garland. O vestido usado por Ginger encontra-se exposto no Museu Nacional Smithsonian de História Americana em Washington.
O filme foi indicado a 4 Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Música. As músicas que faziam parte do filme, foram as mais tocadas durante aquele ano nos EUA. As músicas são de autoria de Irving Berlin, um dos maiores compositores americanos de todos os tempos, que compôs 17 trilhas para filmes e 21 para espetáculos da Broadway.

O Picolino foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:


***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem