CINEMATECA - O VALE DOS REIS (VALLEY OF THE KINGS)

De olho no sucesso de "As Minas do Rei Salomão" (King Solomon's Mine) de 1950, a MGM decidiu investir mais nos filmes de aventura, com isso nasceu "O Vale dos Reis" (Valley of the Kings). O desejo de fazer o filme ocorreu durante o ano de 1952, porém o filme só foi realizado em 1954. Eleanor Parker foi a única atriz cotada para estrelar o filme. Para o papel masculino foi cogitado Howard Keel. O projeto acabou sendo engavetado. Hollywood na época vivia uma overdose de filmes com temática sobre o Egito.
Em 1954 finalmente o projeto se concretizou, com Eleanor Parker e Robert Taylor que já haviam trabalhado juntos anteriormente no filme "Seu Nome e Sua Honra" (Above and Beyond) em 1952. A dupla faria ainda mais um filme: "Sangue de Aventureiro" (Many Rivers To Cross) em 1955. O filme foi baseado em uma história de Robert Pirosh que também dirigiu o filme e o título se refere ao vale na margem Oeste do rio Nilo, no Egito, onde se encontram as tumbas dos reis egípcios. A MGM chegou a comprar um texto de arqueologia que continha um capítulo chamado "Ladrões no Vale dos Reis", que poderia ser visto como um suposto plágio para o roteiro do filme. O valor gasto na aquisição dos direitos do texto foi de 25.000 dólares.
O filme conta a história do arqueólogo Mark (Robert Taylor) que está à procura de túmulos antigos no Egito. Mark é abordado por Ann (Eleanor Parker) que tenta convencê-lo a ajudá-la a encontrar evidências sobre a viagem de José ao Egito antigo. Os dois então embarcam em busca da tumba do faraó Ra Hotep e durante a aventura passarão por perigos, intrigas e traições.As filmagens começaram em novembro de 1953, com locações reais no Egito. A equipe passou seis semanas entre o Cairo, Luxor, Faiyum, Suez, o Deserto da Líbia e as Pirâmides de Gizé. Gravações complementares ocorreram por mais cinco semanas em El segundo na Califórnia e nos estúdios da MGM. Eleanor Parker chegou a declarar que esse foi o filme mais difícil em que já trabalhou.

O Vale dos Reis foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:



***

Nenhum comentário

Obrigado por comentar!!!

Tecnologia do Blogger.