CINEMATECA - CASABLANCA

Quando o assunto é Filmes Clássicos, "Casablanca" é um dos filmes que não podem ficar de fora. Pode ser que não seja o primeiro citado, mas ele sempre figura entre os filmes mais lembrados, marcantes e inesquecíveis. Casablanca foi lançado em 7 de Dezembro de 1942 e desse dia em diante entraria para a história do cinema como um dos maiores clássicos românticos.
O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial e relata o drama dos fugitivos dos nazistas que encontram em Casablanca uma rota de refúgio.
Rick (Humphrey Bogart) é dono de um bar e ajuda clandestinamente pessoas a fugirem para os Estados Unidos. O que ele não esperava é que em meio a esses fugitivos estivesse Ilsa (Ingrid Bergman) um grande amor do passado e o dilema de Rick é ajudar ou não a amada escapar com seu marido Victor Lazlo (Paul Henreid). Um dos destaques do filme é a canção "As Time Goes By" que faz sucesso até hoje e foi inúmeras vezes regravada.
O filme possui duas das cenas mais icônicas e inesquecíveis da história do cinema: a despedida ao final com a famosa frase "Nós sempre teremos Paris", além do desfecho com outra famosa frase "Acho que isso é o início de uma bela amizade", frase a qual sugeria algo a mais entre os personagens de Humphrey Bogart e Claude Rains.
Casablanca foi indicado a 8 categorias no Oscar, ganhando três: melhor filme, melhor direção e melhor roteiro adaptado.Em 1989 foi selecionado para preservação pelo Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos. Em 2005 foi nomeado um dos 100 filmes mais importantes dos últimos 80 anos pela revista TIME. Em 2006 o Writers Guild of America West votaram o roteiro de Casablanca o melhor de todos os tempos na sua lista dos "101 Greatest Screenplays".

***

2 Comentários

Obrigado por comentar!!!

  1. Olheira Cine24/7/21 14:29

    HÁÁÁÁÁ!!! Tô de olho hein!!! Vou ler religiosamente um post por dia, desde o primeiro até o último e vou infernizar nos comentários!!! Aguarde!!! hehehehe Muito bom! Vai ser minha plataforma oficial de estudo sobre cinema clássico! \o/

    Casablanca é um daqueles títulos que está tão enraizado na cultura cinematográfica que até quem não sabe nada sobre cinema já ouviu falar pelo menos uma vez sobre ele.
    Deixo só minha menção honrosa ao Peter Lorre, que na minha opinião sempre foi muito bem em todos os papéis que fez ao longo da carreira, mesmo que fosse papel de coitado submisso... Mas é um dos meus atores favoritos de todos os tempos! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!!
      Fiz questão de te responder pelo Instagram.
      rsrsrsrs
      Abração
      Espero que você goste dos textos.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem