DICIONÁRIO RETRÔ - EDITH HEAD

Quando o assunto é cinema, muitas ou na maioria das vezes valorizamos apenas o trabalho de atores e diretores e nos esquecemos de quem colaborou por trás das telas, para que a magia acontecesse. Edith Head é um dos exemplos de nomes por trás das telas que colaboraram e muito com a história, não só do cinema, mas da moda em geral. Nascida Edith Claire Posener (1897-1981) viu sua vida mudar ao responder um anúncio para trabalhar no departamento de figurino da Paramount, sem mesmo saber desenhar. Ela pegou emprestado alguns croquis de uma amiga e apresentou como se fossem criações suas, conseguiu ser contratada e começou a desenvolver figurinos para filmes mudos. Trabalhou para a Paramount até 1967, quando se mudou para a Universal.
Após ser contratada, aprendeu a desenhar e o mais importante: ouvir opiniões das atrizes, principalmente as novatas, coisa que era proibida até então. Edith desenhava alinhando a estrutura corporal das atrizes (e alguns atores também como Paul Newman, Cary Grant e John Wayne) com base nas suas opiniões e gostos e sempre desenvolvia algo do agrado da estrela ou do astro em questão. Quando uma atriz ascendia na carreira, sempre se lembrava de Edith, chamando-a para confeccionar o seu figurino e com isso Edith atingia grande notoriedade e prestígio.
Em 1938 tornou-se chefe do Departamento de Figurino da Paramount. Mesmo desenvolvendo figurinos espetaculares, que eram constantemente copiados, Edith não se considerava uma mulher glamourosa, vestia-se sempre de preto e branco ou bege e marrom e raramente usava vermelho.
Aprendeu a desenhar, a cortar, alfinetar e alinhar, costurava apenas à mão. Edith produziu o figurino da maioria dos filmes americanos de Alfred Hitchcock, destaque para "To Catch a Thief" (Ladão de Casaca), "The Birds" (Os Pássaros), "Rear Window" (Janela Indiscreta), "Vertigo" e "Marnie". Hitchcock descrevia minuciosamente os detalhes dos figurinos e Edith reproduzia exatamente da forma como ele desejava. A parceria durou longos anos, até o último filme de Hitchcock "Family Plot" (Trama Macabra) em 1977. Edith Head era tão requisitada e disputada entre as atrizes, que constantemente era "emprestada" para outros estúdios. Uma curiosidade: a atriz que Edith Head mais vestiu, não foi Grace Kelly ou muito menos Audrey Hepburn, mas sim Natalie Wood num total de 7 filmes ("Love with the Proper Stranger", "Sex and the Single Girl", Inside Daisy Clover", "The Great Race", "Penelope", "this Property Is Condemned" e "The Last Married Couple in America").
Muitas vezes é creditada pelo figurino de "Sabrina", mas quem o desenvolveu foi Givenchy. O figurino foi produzido no departamento da Paramount e Edith recusou-se a dividir créditos com Givenchy, mas recebeu um Oscar de Melhor Figurino, mesmo não o desenvolvendo.
Edith Head foi indicada mais de 30 vezes ao Oscar de Melhor Figurino e ganhou 8 vezes, pelos filmes "The Heiress" (Tarde Demais), "Samson and Delilah" (Sansão e Dalila), "All About Eve" (A Malvada), "A Place in the Sun" (Um lugar ao Sol), "Roman Holiday" (A Princesa e o Plebeu), "Sabrina", "The Facts of Life" (O Jogo Proibido do Amor) e "The Sting" (Golpe de Mestre).

Abaixo algumas das mais famosas criações de Edith:
Bette Davis - All About Eve
Gloria Swanson - Sunset Boulevard
Kim Novak - Vertigo
Anne Baxter - The Ten Commandments
Lizabeth Scott - The Strange Love of Martha Ivers
Victor Mature - Samson and Delilah
Hedy Lamarr - Samson and Delilah
Grace Kelly - To Catch a Thief
Shirley MacLaine - What a Way to Go!
Elizabeth Taylor - Elephant Walk
Audrey Hepburn - Funny Face
Olivia de Havilland - The Heiress
Barbara Stanwyck - Lady Eve
Paul Newman & Robert Redford - The Sting
Natalie Wood - The Great Race
Mae West - She Done Him Wrong
Veronica Lake - Sullivan's Travels
Natalie Wood - The Great Race
Paul Newman & Robert Redford - The Sting
Natalie Wood - This Property is Condemned
Elizabeth Taylor - A Place in the Sun
Cary Grant - To Catch a Thief
Grace Kelly - Rear Window
John Wayne & Robert Mitchum - Eldorado
Alguns croquis com criações de Edith
Edith e seus Óscares

***

2 Comentários

Obrigado por comentar!!!

  1. Olheira Cine21/8/21 17:36

    Uau, que fantástico! Excelente esse post! Preciso conhecer mais sobre os figurinos e as figurinistas da história cinema. Fiquei abismado com a quantidade de figurinos incríveis que ela já fez e com a quantidade de Oscars que ela recebeu também! Conheço quase todos os figurinos que você postou aqui, mas desconhecia Edith Head por completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns dvds da Paramount (BDS também) tem alguns especiais sobre ela.
      "Ladrão de Casaca" é um deles.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem