CINEMATECA - O BARCO DAS ILUSÕES (SHOW BOAT) (1951)


"Show Boat" (O Barco das Ilusões) estreou em 24 de Setembro de 1951. Baseado no romance de Edna Ferber escrito em 1926, que já havia sido adaptado anteriormente em 1929 e 1936, conta a história de uma filha de um capitão de barco que se apaixona por um jogador que tem sua sorte no jogo abalada, gerando vários conflitos. Produzido por Arthur Freed e dirigido por George Sydney, conta com Ava Gardner, Kathryn Grayson, Howard Keel, Agnes Moorehead e grande elenco.
Lena Horne faria parte do elenco do filme, porém a censura do código Hays, impossibilitou  a participação da cantora e atriz pelo fato dela ser negra, em uma época onde os papéis de destaque ficavam com pessoas brancas. Foi substituída por Ava Gardner que durante as músicas foi dublada.
Essa foi a adaptação mais bem sucedida das três, além de ter sido o terceiro filme mais rentável do ano de 1951. Além de ser um musical colorido e alegre, o filme debate também o preconceito e questões raciais, além de debater sutilmente o alcoolismo através da personagem de Ava Gardner. Ao ouvir o clássico "Ol' Man River" pela primeira vez, Edna Ferber, a autora da história teria dito que a canção ficaria além da morte de todos e realmente ficou. Uma das canções mais lindas já interpretadas em um filme. Recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora.

***

1 Comentários

Obrigado por comentar!!!

  1. O Barco das ilusões,versão 1951,foi o maior musical de todos os tempos.A trilha sonora é insuperável,Com destaque para make believe e ol'man River, de Jerome.kern.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem