FILMES INSPIRADORES PARA VER NO ANO NOVO (OU EM QUALQUER ÉPOCA)

Dia desses, postamos aqui no blog, uma lista com filmes felizes para serem vistos no Natal ou em qualquer época do ano. Hoje chegou a vez de postarmos filmes inspiradores, sejam por mostrarem personagens que deram a volta por cima, personagens que venceram conflitos ou personagens que carregam consigo uma dose grande de otimismo e esperança.

Sob o Sol da Toscana (Under the Tuscan Sun)
A escritora Frances Mayes (Diane Lane) tem sua vida mudada ao descobrir que é traída pelo marido, após o divórcio, sua amiga Patty (Sandra Oh) a aconselha a sair de São Francisco e lhe presenteia com uma viagem de 10 dias para Toscana. Com muitas dúvidas e sem tempo para pensar, Frances cria coragem e arruma as malas. Ao chegar, ela compra impulsivamente uma casa quase em ruínas, e acaba vivendo uma aventura repleta de surpresas, amizades e romances que mudam sua vida para sempre.

Peggy Sue - Seu Passado a Espera (Peggy Sue Got Married)
Peggy Sue, (Kathleen Turner) uma mulher de 43 anos e à beira do divórcio desmaia e volta no tempo (de 1985 para 1960) e vê, entre outras coisas, seu namorado com quem vai se casar e se separar 25 anos depois. Surge então uma questão: se ela vai se separar, deve se casar ou não? Nesta volta no tempo ela tem a oportunidade de transformar o curso da sua vida.

Shirley Valentine
Shirley Valentine é uma perfeita e tradicional esposa. Todos os dias arruma a casa, passa roupa, e prepara o jantar do marido. Só que Shirley está vivendo um momento difícil e acha que essa existência rotineira está acabando com seus velhos sonhos de juventude. Para tentar recuperá-los, viaja por duas semanas para a Grécia com uma amiga. Longe do marido e dos filhos, talvez encontre o amor e quem sabe a liberdade. Mas será isso mesmo o que Shirley Valentine quer? 

A Estranha Passageira (Now Voyager)
Charlotte Vale (Bette Davis), é uma mulher tímida devido à sua repreensiva mãe, Mrs. Vale (Gladys Cooper), emocionalmente perturbada, ela é ajudada por um psiquiatra, Dr. Jaquith (Claude Rains), que a incentiva a fazer mudanças radicais em sua vida. Visivelmente melhor de seus distúrbios, ela resolve viajar ao Rio de Janeiro como parte do processo de terapia e acaba conhecendo e se apaixonando pelo galante Jerry Durrance (Paul Henreid), com quem mantém uma relação complicada cheia de encontros e desencontros.

Quando o Coração Floresce (Summertime)
Jane Hudson (Katharine Hepburn), trabalha como secretária e economiza suas finanças para viajar para Veneza, na Itália. Ela se auto-descreve como independente, mas quando está de férias na romântica cidade se sente terrivelmente solitária. Tudo parece disposto a mudar quando Jane conhece um charmoso italiano chamado Renato de Rossi (Rossano Brazzi).

Cartas para Julieta (Letters to Juliet)
Sophie (Amanda Seyfried) é uma aspirante a escritora que viaja para a Itália ao lado do noivo Victor (Gael García Bernal), que sonha em ter seu próprio restaurante. Em Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, local perfeito para uma lua de mel antecipada, Sophie acaba percebendo que seu noivo está mais interessado nos fornecedores para seu restaurante do que nela. Na cidade descobre uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que responde estas missivas amorosas. Para sua surpresa, a remetente Claire Smith (Vanessa Redgrave) ouve o conselho dado na resposta e vai procurar Lorenzo, por quem se apaixonou na juventude. 

Baleias de Agosto (The Whales of August)
As velhas irmãs Libby (Bette Davis) e Sarah (Lillian Gish) vivem juntas numa casa ampla no rochoso litoral do Maine, onde costumavam passar o verão desde a infância, sempre de olho nas baleias que aparecem em agosto. Agora Libby está cega e Sarah precisa cuidar dela. Ambas vivem de recordações da família, dos maridos e dos amigos. O sr. Maranov (Vincent Price), um velho nobre russo fugido da Revolução de 1917, passa a visitá-las, mas é rechaçado asperamente por Libby, que teme que ele apenas queira se instalar na casa delas para aproveitar o pouco de dinheiro que ainda possuem.

Camilla
Freda (Bridget Fonda) e Vincent (Elias Koteas) partem para um balneário a fim de salvar o casamento em crise. Lá, conhecem Harold (Maury Chaykin) e sua mãe Camilla (o penúltimo trabalho de Jessica Tandy), uma ex-violonista muito extrovertida e cheia de vida. Com a partida de Vincent e Harold, as duas mulheres se aproximam. A velha senhora tem sempre uma bonita lição de vida para sua jovem companheira.

Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes)
Evelyn Couch (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Srtain), o marido dela, quase não nota a existência de Evelyn. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no seu quarto. Em uma ocasião, enquanto ela espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada, mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias. Através das semanas, ela faz relatos que estão centrados em duas jovens, Idgie (Mary Stuart Masterson) e Ruth Jamison (Mary-Louise Parker), que provocam a ira dos cidadãos menos tolerantes de Whistle Stop. Mas elas fazem um tomate frito que é conhecido como uma iguaria por todos da região. Assim, cativam até os mais hostis, como também a senhora Evelyn Couch, que ouve a história e a partir de então resolve mudar algumas coisas em sua vida.

Noites de Cabíria (Le Notti di Cabiria)
Cabiria (Giulietta Masina) é uma jovem romântica e ingênua que se prostitui para sobreviver, uma mulher das ruas que vive em um bairro pobre de Roma. Ela sonha com um milagre e com o verdadeiro amor, porém sofre constantes desilusões amorosas. Acaba conhecendo um contador e ela, mais uma vez, se entrega à paixão.  Será que essa pessoa finalmente é o amor que tanto ela procura e que vai aceitá-la como ela é? Ou será que tudo isso é mais uma ilusão?

Bagdad Café (Out of Renheim / Bagdad Cafe)
Depois de brigar com seu marido e abandoná-lo na estrada, a turista alemã Jasmin (Marianne Sägebrecht) caminha pelo deserto do Arizona até chegar ao posto-motel Bagdad Café. Recebida com aspereza por Brenda (CCH Pounder), a dona do local que acabou de colocar o marido para fora de casa, Jasmin aos poucos se acostuma e vai conquistando a simpatia dos clientes e hóspedes do motel, como Rudy Cox (Jack Palance), ex-ator de Hollywood e pintor em crise. Com o tempo, apesar das diferentes personalidades, Jasmin e Brenda tornam-se boas amigas e transformam o Bagdá Café num lugar mágico, onde cada um pode ser feliz à sua maneira. E o que se segue é uma extraordinária lição de vida.

Chocolate (Chocolat)
Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.

Num Lago Dourado (On Gold Pond)
Norman Thayer Jr. (Henry Fonda), um professor aposentado que está prestes a completar 80 anos, vai com Ethel Thayer (Katharine Hepburn), sua esposa, para sua casa de verão, que fica às margens de um paradisíaco recanto na Nova Inglaterra. Logo depois chega a filha do casal, Chelsea Thayer Wayne (Jane Fonda), em companhia de Bill Ray (Dabney Coleman), seu futuro marido, e do filho dele, Billy Ray (Doug McKeon), que esperam que o idoso casal cuide do adolescente enquanto viajam para a Europa. Inicialmente o idoso senhor se incomoda com a presença do jovem, mas em pouco tempo o garoto se torna o filho que ele nunca teve.

Comer Rezar  Amar (Eat Pray Love)
Elizabeth (Julia Roberts) descobre que sempre teve problemas nos seus relacionamentos amorosos. Um dia, ela larga tudo, marido, trabalho, amigos, decidida a viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro. E parte para a Índia, Itália e Bali, para se reencontrar numa grande viagem de auto conhecimento.

Regresso para Bountiful (The Trip to Bountiful)
Carrie Watts (Geraldine Page) vive o crepúsculo de sua vida presa em um apartamento na Huston dos anos 40, junto à nora controladora e o filho resignado. Seu sonho é voltar à cidade natal, a esquecida Bountiful, antes de morrer. Para isso, embarcará numa viagem que marcará para sempre a sua vida.


***

1 Comentários

Obrigado por comentar!!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem