DICIONÁRIO RETRÔ - DAVID BOWIE

O artigo de hoje é sobre David Bowie: o único e eterno camaleão do Rock, que revolucionou a história da música e a história da moda com seu estilo único e impactante.
Seu nome real era David Robert Jones, nascido em Brixton, Londres no dia 8 de janeiro de 1947. Era conhecido mundialmente como o "camaleão do Rock" devido a sua capacidade de sempre se auto-reinventar. Seu ápice de sucesso ocorreu nas anos 70 e 80, mas mesmo assim nas décadas seguintes se manteve em evidência.
Bowie chamou a atenção em 1969 com a canção "Space Oddity", alcançando o quinto lugar no UK Singles Chart. Em 1972 David entraria para a história da música com o álbum "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars", criando a figura andrógina e extravagante Ziggy Stardust, um alter ego que é cultuado até hoje. Em 1973 lançaria o disco "Aladdin Sane" álbum que levaria Bowie e Ziggy para os EUA. Em 1975 Bowie conseguiria com "Fame" uma canção escrita junto com John Lennon, firmar seu nome em território americano, sendo essa música seu primeiro grande sucesso americano. No ano seguinte ele criaria outra figura: Thin White Duke.
Na década de 80 juntou-se a banda Queen, escrevendo e cantando "Under Pressure". em 1983 lançaria um dos seus álbuns mais famosos e importantes desse período: "Let's Dance". Além da carreira de cantor, David apareceu em alguns filmes como "Labirinto" (Labyrinth), "Fome de Viver" (The Hunger) ao lado de Catherine Deneuve e Susan Sarandon, "Just a Gigolo", entre outros. Entre 1980 e 1981 fez o papel principal de "O Homem Elefante" na Broadway.
Bowie vendeu mais de 136 milhões de cópias ao longo de sua carreira. Em 2002 ficou em 29º lugar na lista popular 100 Greatest Britons. No Reino unido recebeu 9 discos de platina, 11 de ouro e 8 de prata. Nos Estados Unidos 5 de platina, e 7 de ouro.
Em 2004 ocupou o 39º lugar na lista de 100 maiores artistas do Rock, feita pela revista Rolling Stone e o 23º lugar na lista dos melhores cantores de todos os tempos. Após uma batalha de 18 meses contra um câncer, Bowie faleceu no dia 10 de janeiro de 2016 (dois dias após seu aniversário) aos 69 anos. Havia acabado de lançar um novo álbum na data de seu aniversário.
***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem