CINEMATECA - A MALVADA (ALL ABOUT EVE)

"A Malvada" (All About Eve) é um filme americano de 1950, escrito e dirigido por Joseph L. Mankiewicz e produzido por Darryl F. Zanuck, no elenco Bette Davis, Anne Baxter, Celeste Holm e George Sanders. Bette Davis interpreta Margo Channing, uma respeitada e geniosa estrela da Broadway. Anne Baxter interpreta a ardilosa e ambiciosa Eve, que se infiltra na vida de Margo, ameaçando sua carreira e vida amorosa.
Bette Davis não foi a primeira opção para o papel de Margo Channing. Conseguiu o papel após Claudette Colbert que fora a atriz escolhida para o papel, sofrer um acidente, impossibilitando-a de desempenhar o papel. Quando Bette leu o roteiro, imediatamente reconheceu o poder que tinha em mãos, considerando-o "o melhor roteiro que já havia lido em toda sua vida". Inicialmente Margo seria uma personagem gentil e bem-humorada. Com a hipótese de ter Bette Davis interpretando-a, mudaram a personalidade adicionando uma dose de sarcasmo e ironia, deixando a personagem bem mais abrasiva. Anne Baxter também não foi a primeira escolha dos produtores, entrou para o elenco após a recusa de Jeanne Crain.
"All About Eve" contou com um elenco considerado por muitos "o elenco perfeito", mas o destaque do filme foi Bette Davis, que reconheceu em Margo Channing uma grande personagem e uma ótima oportunidade de retornar ao estrelato, após amargar uma sequência de filmes e personagens fracos, que culminariam com sua saída da Warner. Em 1970 virou uma adaptação musical chamada "Applause". Nessa versão Lauren Bacall interpretou Margo Channing e levou um Tony Awards por sua interpretação. Ironicamente após um longo período de apresentações, quando decidiu abandonar o papel, foi substituída por Anne Baxter.
Marilyn Monroe faz uma pequena participação no filme, interpretando a ingênua Senhorita Caswell, que usa sua ingenuidade para conseguir um lugar ao sol. A partir desse filme Marilyn seria notada, porém interpretaria na maioria das vezes, personagens ingênuas estereotipadas pela cor do cabelo louro. O título do filme foi erroneamente traduzido para "A Malvada" o que faz a maioria das pessoas desinformadas, pensar que a malvada do título é Bette Davis, devido ao seu histórico de vilãs, porém a personagem de Bette nada mais é do que uma das vítimas da ambição de Eve Harrington pelo status da fama.
As quatro atrizes principais (Bette Davis, Anne Baxter, Celeste Holm e Thelma Ritter) foram indicadas para o Oscar (Bette e Anne na categoria de Melhor Atriz, Celeste e Thelma na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante), porém nenhuma das quatro levou o prêmio para casa. George Sanders levou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante pelo papel do sarcástico crítico de teatro Addison DeWitt, o único personagem que percebe as reais intenções de Eve desde o princípio. "All About Eve" foi indicado a 14 Oscars, ganhando 6, entre eles o de Melhor Filme. Em 1998 apareceu em 16º lugar na lista dos 100 melhores filmes americanos.

***

1 Comentários

Obrigado por comentar!!!

  1. Bette Davis tinha razão: este filme tem um dos melhores roteiros do cinema. Os diálogos são antológicos e o elenco é um "dream team". Enfim, obra prima

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem