CINEMATECA - A GAROTA DO ADEUS (THE GOODBYE GIRL)

"A Garota do Adeus" (The Goodbye Girl) é um filme de 1977, que intercala romance e drama. Foi dirigido por Herbert Ross, com Richard Dreyfuss e Marsha Mason. O roteiro escrito por Neil Simon, que era marido de Marsha na época, gira em torno de três personagens: um ator, uma ex-dançarina e sua filha. Paula (Mason) é uma ex-dançarina, que vive com sua filha Lucy (Quinn Cummings). Um dia ao chegar em casa, Paula descobre que seu namorado, um ator com quem também vive, a deixou para rodar um filme. Para piorar a situação, ele sublocou o apartamento para um amigo, Elliot Garfield (Dreyfuss), que também é um ator.
Quando Elliot chega, Paula não permite sua entrada no apartamento. Depois de muito brigarem acabam entrando em um acordo e passam a dividir o local, porém os gênios e personalidades completamente diferentes, são uma ameça constante à paz e harmonia do apartamento. Com o tempo e convivência, ambos acabam se apaixonando, até Elliot receber um convite de trabalho e Paula temer que a história anterior, se repita novamente. O filme começou com um roteiro chamado "Bogart Slept Here", inicialmente o filme seria estrelado por Robert De Niro e Marsha Mason, sob direção de Mike Nichols, porém De Niro mostrou-se inapto para o papel e acabou sendo demitido. Nichols não admitiu tal acontecimento e se desligou do projeto.
Jack Nicholson, James Caan e Tonny Lo Bianco foram cotados para o papel, que acabou ficando com Dreyfuss, que se baseou em um amigo para compôr o papel de Elliot. Provada a química entre Dreyfuss e Mason, o roteiro foi reescrito por Simon em seis semanas e o filme passou a se chamar "The Goodbye Girl". Pelo seu desempenho, Dreyfuss ganhou o Oscar de Melhor Ator, sendo até então o ator mais jovem a ganhar um Oscar. Na época Dreyfuss tinha 30 anos. Em 2002 Adrien Brody quebrou esse recorde com o Oscar recebido por "The Pianist" (O Pianista). Na época Brody tinha 29 anos. Em 2004 foi realizada uma refilmagem para a televisão com Patricia Heaton e Jeff Daniels nos papéis principais.

"A Garota do Adeus" foi lançado pela Classicline. 
Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem