15 FILMES COM BETTE DAVIS

Fiz uma lista de 15 filmes com Bette Davis, deixei de fora alguns filmes famosos e óbvios dela, para dar espaço para filmes menos famosos e tão bons quanto os que não estão na lista. Vamos conferir?
Escravos do Desejo (Of Human Bondage)
Philip Carey (Leslie Howard) é um homem com um defeito físico, que abandona suas ambições artísticas e vai estudar Medicina. Philip se apaixona por Mildred Rogers (Bette Davis), uma garçonete desprovida de moral. Ela o rejeita em prol de um vendedor mas, após retornar descasada e grávida, Philip decide por acolhê-la. Porém logo ela lhe dará novas amarguras.

Mulher Marcada (Marked Woman)
Mary Dwight (Bette Davis) é anfitriã de uma boate que foi recém-adquirida por um mafioso. Ela mora junto a mais cinco garotas e esconde o emprego de sua inocente irmã, Betty. Quando Betty começa a se envolver com o mundo de Mary e com as pessoas que o compõe algo terrível acontece e Mary começa uma difícil luta, junto ao policial Graham (Humphrey Bogart), contra a mafia.

Cinzas do Passado (That Certain Woman)
Mary (Bette Davis) casou-se muito jovem com um gângster, mas logo fica viúva. Após isso ela passa a trabalhar para um advogado para se manter. Mary logo se casa com Jack (Henry Fonda), um playboy, mas a família do rapaz interfere e anula o casamento. Jack casa-se novamente. Desta vez com uma garota de sua classe social. Mas Mary está grávida, e tem que refazer sua vida. Quando o advogado morre, deixa uma parte de sua herança para Mary, e sua família passa a pensar que ele era o pai do seu filho.

Jezebel
Em 1852, em Nova Orleans, Julie (Bette Davis),uma jovem egocêntrica da aristocracia local provoca o rompimento do seu noivado (Henry Fonda) ao usar um vestido vermelho, quando as moças deviam usar branco. Apesar de seu antigo noivo se casar com outra mulher, ela continua amando-o. Ela tem a grande chance de lhe provar que realmente deixou de ser uma jovem mimada quando uma peste se abate sobre a cidade.

Eu Soube Amar (The Old Maid)
Delia (Miriam Hopkins), desmancha seu noivado para se casar com outro homem. Sua prima Charlotte (Bette Davis), ao consolar seu ex-noivo (George Brent), engravida dele, que morre em batalha antes que pudessem se casar. Cria sua filha como se fosse adotiva e desperta o ciúme de Delia quando seu cunhado a pede em casamento.

A Carta (The Letter)
Leslie Crosbie (Bette Davis), a esposa do comerciante Robert Crosbie (Herbert Marshall), mata um homem e alega legítima defesa, mas omite que eles eram amantes. É quando a viúva procura o advogado da assassina, chantageando-a com uma carta.

Tudo Isto e o Céu Também (All This and the Heaven Too)
Adaptação de best-seller de Rachel Field. Bette Davis interpreta aqui a professora Henriette, que relembra sua história em flashbacks, trazendo à tona o tempo em que trabalhava como governanta do Duque de Praslin. Dominada por um ciúme doentio, a duquesa acusou Henriette de manter um caso com o duque e a governanta achou melhor deixar o emprego, ao invés de criar confusão, mesmo com a promessa não cumprida da duquesa em escrever uma carta de referências. Logo, a duquesa foi achada morta.

A Noiva Caiu do Céu (The Bride Came C.O.D.)
Joan Winfield (Bette Davis), uma jovem milionária e impetuosa, se envolve com um músico, embora seu pai não aceite. Seu pai contrata Steve Collins (James Cagney) para que a sequestre em troca do seu peso em dinheiro, para impedir que a mesma se case. O avião cai numa cidade quase abandonada e eles acabam se apaixonando.

Pérfida (The Little Foxes)
Melodrama sobre o impacto da industrialização no sul dos EUA, narrando as atividades predatórias de uma família, os Hubbard. Bette Davis faz uma perversa de envergadura, confirmando seu talento. A partir da adaptação feita por Lillian Hellmann de sua própria peça teatral, William Wyler desdobra seu talento criando sequências memoráveis com habilidade extraordinária.

A Estranha Passageira (Now Voyager)
Charlotte Vale (Bette Davis) é controlada pela mãe (Gladys Cooper), que lhe determina tudo que deve fazer. Um dia um famoso psiquiatra (Claude Rains) vai na sua casa e a vê prestes a ter um ataque de nervos. O psiquiatra lhe recomenda algumas semanas em uma casa de repouso, que ele administra. Quando ela sai da clínica faz uma viagem de navio até o Rio de Janeiro e, na viagem, sente-se altamente atraída por um homem casado (Paul Henreid), que tem sentimentos recíprocos. Ao voltar para casa ela é uma mulher muito diferente, que agora age e pensa por conta própria, não aceitando mais as imposições da mãe.

O Coração Não Envelhece (The Corn is Green)
No País de Gales, a professora Lilly Moffat (Bette Davis) fica abismada pelas condições precárias de uma cidade mineira. Ela decide abrir uma escola de ensino fundamental para os moradores. Apesar de todas as dificuldades, algumas impostas pelas próprias autoridades locais, Lilly estabelece a escola em sua própria casa.

Uma Vida Roubada (A Stolen Life)
Duas irmãs gêmeas, Kate e Patricia (Bette Davis) a primeira virtuosa e a segunda mentirosa, estão apaixonadas pelo mesmo homem (Glenn Ford).Vários acontecimentos levam a um acidente que muda o destino de todos.

Mulher Maldita (Another Man's Poison)
A escritora de livros de mistério Janet Frobisher (Bette Davis) mora numa casa isolada na Inglaterra. Ela teria assassinado seu marido por envenenamento com remédio para cavalos, fornecido pelo vizinho. Ela retorna à casa, para afundar o corpo num lago próximo, quando uma visita inesperada aparece.

Alguém Morreu em Meu Lugar (Dead Ringer)
Bette Davis interpreta gêmeas idênticas: a viúva Margaret é possuidora de uma fortuna gigantesca, em virtude do casamento com homem que roubou de Edith, a outra irmã, há muitos anos atrás. Edith, divorciada e sem dinheiro, resolve vingar o fato matando Margaret e vivendo em seu lugar. O problema é que, além de ter que procurar se portar como Margaret, começa a despertar suspeitas em um amante secreto dela, que chega inesperadamente para visitá-la.

Baleias de Agosto (The Whales of August)
As velhas irmãs Libby (Bette Davis) e Sarah (Lillian Gish) vivem juntas numa casa ampla no rochoso litoral do Maine, onde costumavam passar o verão desde a infância, sempre de olho nas baleias que aparecem em agosto. Agora Libby está cega e Sarah precisa cuidar dela. Ambas vivem de recordações da família, dos maridos e dos amigos. O sr. Maranov (Vincent Price), um velho nobre russo fugido da Revolução de 1917, passa a visitá-las, mas é rechaçado asperamente por Libby, que teme que ele apenas queira se instalar na casa delas para aproveitar o pouco de dinheiro que ainda possuem.

***

4 comentários:

  1. Amei a lista! Achei ótimo ter deixado de fora filmes óbvios como A malvada e Baby Jane, que de certa forma são 'obrigatórios' por serem os dois mais conhecidos, e ter colocado dicas para quem realmente quer conhecer mais da carreira dela! <3

    ResponderExcluir
  2. ótima lista. Bette Davis tem tantos bons/ótimos filmes,que fica difícil listar os melhores,mas esses 15 são realmente muito bons.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!!!

Tecnologia do Blogger.