"A LOUCURA ENTRE NÓS" QUESTIONA LOUCURA E SANIDADE

Pulando um pouco do nosso assunto sobre coisas retrôs, gostaria de falar um pouco, sobre um documentário, que tive o prazer de assistir no cinema esse ano. O documentário em questão chama-se "A Loucura Entre Nós", que aborda de forma sensível e tocante,  como a loucura é encarada e tratada. Além de humanizar os portadores de distúrbios mentais, fazendo com que tenhamos a consciência de que é um problema que pode nos atingir ou atingir alguém do nosso convívio. O documentário quebra aquele grande preconceito de que pessoas consideradas loucas, não possuem consciência de seus atos ou pensamentos. Alguns depoimentos provam que pessoas consideradas "loucas" são mais sensatas do que nós considerados "normais". O clima do documentário é bem leve e poético até, mostrando que pessoas com distúrbios também são humanas, também possuem emoções e também podem ser magoadas. Vários pacientes são entrevistados, porém em um determinado momento o documentário foca na vida de duas mulheres de classes e temperamentos completamente diferentes, que se unem e aprendem uma com a outra. Uma é artista e possui uma vida confortável, porém sofre de bipolaridade. A outra é pobre, com várias crises nervosas, mora na periferia, tem uma filha e vive em conflito com a mãe.  Incrível como me afeiçoei às duas, aliás as duas transmitem afeição, a gente acaba torcendo por elas, porém a vida acaba não sendo generosa com uma delas e esse é um dos momentos mais tristes e emocionantes do documentário. Fiquei muito mal nessa parte.
Dirigido por Fernanda Fontes Vareille e livremente inspirado no livro homônimo do médico psiquiatra Marcelo Veras, o documentário é o primeiro lançamento brasileiro da nossa parceira Obras-Primas do Cinema. Além do documentário, a edição traz entrevistas com a diretora e com o autor do livro. Além de um curta da diretora de 2009, chamado "Deixe-me Viver".

O documentário encontra-se disponível para compra, nas melhores lojas do ramo, clique na capa para maiores informações ou para comprar:



Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem