DICIONÁRIO RETRÔ - KIRK DOUGLAS

Kirk Douglas nome artístico de Issur Danielovitch, nasceu em 9 de dezembro de 1916, em Nova York. Filho de dois imigrantes judeus russos, passou por uma infância pobre, chegando a ser entregador de jornal, para ajudar nas despesas de casa. Trocou legalmente seu nome para Kirk Douglas, antes de ingressar na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, onde serviu de 1941 até 1945. Na universidade, fez parte da liga de boxe.
Para conseguir uma bolsa de estudos, entrou para um grupo de atuação, onde conheceu Lauren Bacall, que se tornaria uma grande amiga. Graças à Lauren Bacall, Kirk fez sua estreia no cinema no filme "O Tempo não Apaga" (The Strange Love of Martha Ivers), em 1946, ao lado de Barbara Stanwyck, Van Heflin e Lizabeth Scott. Com um excelente desempenho, Kirk recebeu ótimas críticas.
Nos anos 50 sua carreira começaria a se solidificar graças aos filmes "Êxito Fulgaz" (Young Man with a Horn), "A Montanha dos Sete Abutres (Ace in the Hole), "Assim estava Escrito" (The Bad and The Beautiful), "Ulysses", "Sede de Viver" (Lust for Life), "Os Vikings" (The Vikings), entre outros.
Já em 1960 estrelaria e produziria um dos seus maiores filmes "Spartacus", sendo dirigido por Stanley Kubrick, com quem trabalhou antes em 1957 no filme "Glória Feita de Sangue" (Paths of Glory). O filme teve um orçamento de 12 milhões de dólares. Durante toda sua carreira, Kirk Douglas recebeu três indicações ao Oscar, pelos trabalhos em "O Invencível" (Champion) de 1949, "Assim estava Escrito" de 1952 e "Sede de Viver" (Lust for Life) de 1956. Neste último, Kirk deu vida ao pintor Vincent Van Gogh.
Em 1996, recebeu um Oscar honorário. Em uma lista que reúne as 50 maiores lendas do cinema, feita pela AFI, Kirk Douglas ocupa a 17ª posição na categoria masculina e em 2008 após participar de mais de 90 filmes, Kirk decidiu se aposentar das telas. Kirk Douglas foi uma das últimas lendas da Era de Ouro sobreviventes, falecendo em 05 de fevereiro de 2020 aos 103 anos.
***

3 Comentários

Obrigado por comentar!!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem