CINEMATECA - DEPOIS DA TORMENTA (PAYMENT ON DEMAND)

"Depois da Tormenta" (Payment on Demand) foi o primeiro filme de Bette Davis, após sua (conturbada) saída da Warner Brothers em 1949, após 18 anos de contrato. O filme foi dirigido por Curtis Bernhardt. Além de Bette, o filme traz Barry Sullivan, nos papéis principais. Curiosamente o filme só foi lançado em 1951, após o sucesso esmagador de "All About Eve" e por causa disso, passou praticamente despercebido.
David Ramsey (Barry Sullivan) surpreende sua esposa Joyce (Bette Davis), com um inesperado pedido de divórcio. Joyce então descobre que o marido está tendo um caso com uma mulher mais jovem. Magoada, ela decide fazer uma viagem pelo Caribe, na esperança de pagar a traição do marido na mesma moeda e ao mesmo tempo começa a relembrar todos os momentos da união, desde o namoro, passando pelo nascimento das filhas, o incentivo na vida profissional de David, até o derradeiro momento do pedido do divórcio. Com essas lembranças Joyce também começa a se auto-analisar e a enxergar a sua parcela de culpa pelo fracasso do casamento. Decidida ela retorna da viagem, disposta a salvar seu casamento.
Inicialmente, o filme que foi produzido por Howard Hughes, se chamaria "A História de um Divórcio" (The Story of a Divorce) e teria um final mais pessimista, porém Hughes não satisfeito com o título e nem com o final, pediu para que ambos fossem mudados. Tal atitude desapontou o elenco e a equipe de produção. A própria Bette Davis chegou a declarar que as mudanças decepcionaram a todos.
Curtis Bernhardt, chegou a declarar que a cena em que David, com uma imensa frieza pede o divórcio, como quem pede um café da manhã, tinha sido a cena que mais tinha lhe dado orgulho em dirigir. O filme marcaria a estreia de Barbara Davis, filha de Bette Davis, interpretando uma das filhas pequenas. Na época Barbara tinha apenas 3 anos. No mesmo ano, o Lux Radio Theater, transmitiu uma adaptação radiofônica de 60 minutos do filme, com Bette Davis e Barry Sullivan reprisando seus papéis. Mesmo o filme sendo ofuscado por "All About Eve", foi um dos mais rentáveis dos trinta e oito títulos lançados pela RKO em 1951.

"Depois da Tormenta" foi lançado pela Classicline, clique na capa, para maiores informações ou para comprar:



Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem