CINEMATECA - NELL

Nell (Jodie Foster) tem cerca de 30 anos e foi criada isolada da civilização, tendo contato apenas com sua mãe e com sua irmã gêmea, que morreu ainda pequena, entre  6 e 10 anos de idade. Sua mãe sofreu um derrame e por causa disso possuía dificuldades em comunicar-se, com isso ela e Nell criaram um dialeto próprio para se comunicarem. Após a morte de sua mãe, Nell é descoberta pelo Dr Lovell (Liam Neeson), e se torna um caso curioso e desafiador, já que ninguém consegue se comunicar ou entendê-la. A partir de então o filme gira em torno do que poderá ser feito com Nell.
O filme é baseado em uma peça de Mark Handley, em seu tempo vivendo nas montanhas de Cascata na década de 70 e na história de Poto e Cabengo, gêmeas que desenvolveram a sua própria linguagem secreta. Grace e Virgínia Kennedy (Poto e Cabengo, como elas se chamavam entre si) cresceram em San Diego, nos anos 70. Por volta dos seis anos de idade, elas ainda não falavam inglês, mas conversavam em uma língua que ninguém conseguia entender. Os pais desesperados, procuraram ajuda profissional. Esse caso provocou alarde no mundo inteiro e rendeu várias manchetes.
Após um estudo complexo das gêmeas, foi constatado que elas sofreram de falta de estímulo mental e contato social. Falsamente diagnosticadas na infância como deficientes mentais, elas nunca foram matriculadas em nenhuma escola e quase nunca saíam de casa, passavam pouco tempo com os pais e viviam mais com a avó que falava alemão, com isso as gêmeas começaram a comunicar entre si, preenchendo o vazio social. No final foi provado que ambas não possuíam nenhum tipo de deficiência mental e que as palavras que elas usavam para se comunicar eram junções de palavras em inglês e alemão. Com a ajuda de fonoaudiólogos, as gêmeas aprenderam a falar inglês, mas nunca atingiram um nível capaz de interagir com outras crianças de sua idade ou de integrar-se completamente à sociedade. As duas inclusive foram tema de um documentário chamado "Poto e Cabengo" realizado em 1980 pelo diretor Jean-Pierre Gorin.
Para a composição de Nell, Jodie Foster leu os mesmos livros que Truffaut leu, quando estava preparando um filme chamado "O Garoto Selvagem" (L'enfant Sauvage) de 1970, cuja temática é similar. Jodie Foster chegou a dizer que Nell é sua personagem favorita. A princípio ela teria planejado além de produzir, dirigir o filme, porém acabou passando para Michael Apted a direção, ficando apenas com com a produção.
Após as filmagens, os atores Liam Neeson e Natasha Richardson que interpretou a Dra Paula que no início do filme mostra uma certa rivalidade e hostilidade com o personagem de Neeson, se casaram e tiveram dois filhos. O casamento durou até 2009, com a morte de Natasha, durante um acidente de esqui. Realizado em 1994, o filme recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz, para Jodie Foster, além de três indicações ao Globo de Ouro nas categorias de melhor filme, melhor atriz e melhor trilha sonora.

"Nell" foi lançado pela Obras-Primas do Cinema e já se encontra disponível para compra, nas melhores lojas do ramo, clique na capa, para saber mais informações ou para adquirir a sua edição:

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem