CINEMATECA - 20 MIL LÉGUAS SUBMARINAS ( 20.000 LEAGUES UNDER THE SEA) (1954)

O livro de Júlio Verne, é uma das obras literárias mais famosas de todos os tempos. Sendo publicado pela primeira vez entre março de 1869 e julho de 1870, em forma de "seriado" no jornal Magasin d'Éducation et de Récreation. Em 1871 uma edição de luxo, publicada por Pierre-Jules Hetzel, um periódico, contou com 111 ilustrações de Alphonse de Neuville e Édouard Riou. Quando foi publicado em forma de livro, foi altamente aclamado e mantem-se assim até os dias de hoje. É considerada uma das maiores obras de Júlio Verne, ao lado de "Volta ao Mundo em 80 dias" e "Viagem ao Centro da Terra". "20 Mil Léguas Submarinas" é considerada também uma das maiores aventuras de estreia de um escritor. O livro foi considerado na época a frente de seu tempo, devido a abordagem de tecnologias inexistentes na época. O livro é o percursor do gênero Steampunk que é um subgênero de ficção científica que incorpora tecnologia nas máquinas industriais a vapor do século XIX. O título do livro, refere-se à distância percorrida sob o mar e não a uma profundidade. As 20 mil léguas são mais de seis vezes o diâmetro e quase o dobro da circunferência da Terra. A maior profundidade mencionada no livro é a de quatro léguas.
A primeira adaptação da obra para o cinema, ocorreu em 1905, em um curta de 18 minutos, feito nos EUA, no ano seguinte uma versão francesa também em curta-metragem, foi produzida pelo francês Georges Méliès. Em 1917 foram produzidas dois curta-metragens baseados. Em 1954 foi produzida a adaptação mais famosa da obra. Essa versão foi produzida pelos estúdios Walt Disney e conta com um grandioso elenco formado por Kirk Douglas, James Mason, Peter Lorre e Paul Lukas. Dirigido por Richard Fleischer e com roteiro escrito por Earl Felton, essa adaptação conta com grande liberdade na transposição do livro para as telas. Foi também o primeiro filme de ficção científica a ser filmado em CinemaScope.
Em 1868, rumores da existência de um monstro marinho causam pavor entre as companhias de navegação. Alguns chegam a desistir de viajar através do mar. O professor Pierre Aronnax (Paul Lukas), um especialista em vida marinha, precisa ir a Shangai e encontra dificuldades em encontrar um navio. Pierre e seu assistente são então convidados para uma viagem, para confirmar ou negar os rumores da existência do monstro marinho. Após três meses de buscas, o navio do professor é atacado e o professor, seu assistente e o arpoador Ned Land (Kirk Douglas) são lançados ao mar. Os três são salvos pela tripulação do submarino Nautilus, comandado pelo capitão Nemo (James Mason). Antes que eles possam voltar para casa, muitos perigos e aventuras os aguardam e eles poderão enfim confirmar se a existência do monstro marinho é boato ou não.
Harper Goff foi o responsável pelo desenho do Nautilus, uma réplica do submarino está presente em um parque da Disney. A famosa cena do ataque das lulas gigantes, teve que ser refilmada, pois a filmagem original foi feita ao entardecer e com o mar calmo e com isso cabos e outros equipamentos de efeitos especiais ficaram à mostra. A refilmagem mostrou o ataque acontecendo à noite e com o mar revolto, com isso escondendo os truques de filmagem. Algumas filmagens eram tão complexas, que exigiam a presença de aproximadamente 400 pessoas na equipe técnica. Tais dificuldades e complexidades nas gravações fizeram com que o orçamento atingisse a marca de 5 milhões de dólares. Por sorte o filme foi bem recebido, sendo a segunda maior bilheteria de 1954, ficando atrás apenas de "Natal Branco" (White Christmas), rendendo a marca de 28 milhões de dólares. Além do grande sucesso de bilheteria, o filme ganhou dois Oscar nas categorias de Direção de Arte e Melhor Efeitos Especiais, além de uma indicação na categoria de Melhor Edição.

"20 Mil Léguas Submarinas" foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:


***

1 Comentários

Obrigado por comentar!!!

  1. Excelente filme produzido por Walt Disney e baseado no livro de Júlio Verne.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem