FILMES MUDOS QUE VOCÊ PRECISA VER

Já falei aqui no blog sobre atores e atrizes do período do cinema mudo. Hoje trago uma postagem com 15 filmes desse período, para quem tem algum tipo de vontade ou de curiosidade em ver filmes mudos, ou até mesmo para quem não sabe por onde começar. 

Metropolis
O ano é 2026, a população mundial se divide em duas classes: a elite dominante e a classe operaria; esta condenada desde a infância a habitar os subsolos, escravos das monstruosas máquinas que controlam a metrópolis. Quando o filho do criador de Metrópolis se apaixona por Maria, a líder dos operários, tem inicio a mais simbólica luta de classe já registrada pelo cinema.
Asas (Wings)
Jack Powell (Charles Rogers) e David Armstrong (Richard Arlen) são dois homens que vivem numa mesma cidadezinha americana e se tornam rivais quando passam a disputar o amor da mesma mulher, a bela Sylvia Lewis (Jobyna Ralston). O que Jack não sabia era que a inocente Mary Preston, uma moça para quem ele nunca deu muita atenção, está perdidamente apaixonada por ele. Os dois se alistam no serviço militar e se tornam aviadores durante a Primeira Guerra Mundial, tendo que combater os alemães na França. Disposta a ajudar Jack, Mary decide arriscar sua vida e sua carreira como enfermeira viajando para a Europa em busca de seu amado.
O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari)
Francis (Friedrich Feher) e o amigo Alan (Hans Heinrich von Twardowski) visitam o gabinete do Doutor Caligari (Werner Krauss), onde conhecem Cesare (Conrad Veidt), um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. Assim acontece e Alan acorda morto no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite de Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo faz com a ajuda da polícia. Para descobrir todos os mistérios, Francis acredita só haver uma solução: adentrar no misterioso gabinete do Doutor Caligari.
A Carne e o Diabo (Flesh and the Devil)
Leo (John Gilbert) e Ulrich (Lars Hanson) são amigos desde a infância. Apaixonado por Felicitas (Greta Garbo), que é casada, Leo acaba matando seu marido. Como punição, ele é transferido para África e pede a Ulrich que cuide de Felicitas por três anos. Sem saber que Leo a ama, Ulrich se apaixona por Felicitas e se casa com ela. Ao voltar, Leo acaba divido entre a paixão e a amizade.
Sedução do Pecado (Sadie Thompson)
Sadie Thompson (Gloria Swanson) desembarca na ilha de Pago-Pago para começar uma nova vida, mas quando chega, Davidson, um missionário extremista, implica com seu modo de vida e força ela a voltar para São Francisco. Ela é obrigada a cumprir uma pena de 3 dias rezando para se salvar dos seus pecados.
O Sheik (The Sheik)
O Sheik Ahmed (Rodolfo Valentino) apaixona-se pela socialite britânica Diana (Agnes Ayres), e a sequestra, levando-a para sua tenda em um deserto. Desesperada, Diana tenta escapar de suas mãos, mas acaba se envolvendo com este homem perigoso.
O Garoto (The Kid)
Uma mãe solteira (Edna Purviance) deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que, quando descobrem o menino, o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada, um vagabundo (Charlie Chaplin) faz o seu passeio matinal e encontra a criança. Inicialmente, o homem quer se livrar dele, mas diversos fatores sempre o impedem e, gradativamente, ele passa a amá-lo. Enquanto isso, a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado, pensa que nunca mais verá sua criança.
Luzes da Cidade (City Lights)
Um vagabundo (Charles Chaplin) impede um homem rico (Harry Myers), que está bêbado, de se matar. Grato, ele o convida até sua casa e se torna seu amigo. Só que ele esquece completamente o que aconteceu quando está sóbrio, o que faz com que o vagabundo seja tratado de forma bem diferente. Paralelamente, o vagabundo se interessa por uma florista cega (Virginia Cherrill), a quem tenta ajudar a pagar o aluguel atrasado e a restaurar a visão. Só que ela pensa que seu benfeitor é, na verdade, um milionário.
Orquídeas Selvagens (Wild Orchids) (1929 - existe um outro filme com mesmo nome, porém com história completamente diferente)
John Sterling (Lewis Stone) leva sua jovem esposa Lillie (Greta Garbo) com ele em uma viagem, a bordo do barco, eles encontram o Príncipe De Gace (Nils Asther), um javanês, que se interessa por Lillie.

A Caixa de Pandora (Die Büchse der Pandora)
O editor-chefe de um importante jornal, Peter Schön (Fritz Kortner), tem uma coquete, Lulu (Louise Brooks), como amante - um caso que está sendo cada vez mais comentado. Ele planeja se casar com a filha do ministro do interior, no entanto Lulu força uma situação que faz com que Peter se case com ela. O casamento dura apenas um dia, pois ele ficou com ciúme de seu filho, Alwa (Francis Lederer), que é bem próximo de Lulu, que o considera seu único amigo. Este ciúme acaba provocando uma briga entre Lulu e Peter. Ao brigarem pela posse da arma dele o revólver dispara e Peter morre. Ela é condenada a 5 anos de prisão, mas seus amigos dão um falso alarme de incêndio, provocando um tumulto, e assim ajudam Lulu a fugir do tribunal. Tentando deixar o país, ela é chantageada pelos "amigos", que ameaçam dizer para a polícia onde ela está.
A Dama das Camélias (Camille) (1921)
Marguerite Gautier (Alla Nazimova), uma cortesã, apaixona-se profundamente por um jovem promissor, Armand Duval (Rudolph Valentino). Quando o pai desse lhe implora para que não não se case com o filho, arruinando assim seu futuro e a esperança de uma carreira, ela consente e deixa seu amante. No entanto, quando a pobreza e a doença terminal a dominam, Marguerite descobre que Armand não perdeu seu amor por ela.
A Letra Escarlate (The Scarlet Letter)
Em 1666, uma  mulher (Lillian Gish) casada com um médico chega em uma pequena vila na frente do marido, com a incumbência de providenciar um lar para o casal. Mas ela fica apaixonada por um reverendo, que tem por ela os mesmos sentimentos. No entanto, eles reprimem tais emoções pelo fato dela ser casada, mas quando ela supõe que seu marido foi morto pelos índios ela se sente livre e acaba ficando grávida do reverendo. Mas, como apesar de ficar presa e socialmente marginalizada ela se recusa a dizer o nome do pai da criança, passa então a portar um "A" de adúltera bordado em cores vermelhas em suas roupas, como símbolo de sua vergonha perante a sociedade local.
Lírio Partido (Broken Blossoms)
Em 1919, no porto de Londres, um chinês que havia saído de seu país para espalhar a mensagem de paz, de Buda, já não tem mais fé nem vontade. Agora, ele tem uma loja e é viciado em ópio.
Em outro canto deste mesmo porto existe uma jovem, que vive em um casebre, junto com o seu pai, que é um boxeador. Ele é um homem violento, e costuma espancar a sua filha.
Após uma dessas surras, a jovem sai sem rumo pelas ruelas do porto, até ser encontrada pelo chinês, que a leva para sua casa, onde toma conta dela - e, também, acaba se apaixonando.
Lágrimas de Palhaço (He Who Gets Slapped)
O filme conta a história de um gênio científico que é humilhado pela esposa. Para expressar sua dor, ele se torna um palhaço de circo. Lá, aparentemente, ele encontra uma chance de renovação. Mas será que ele conseguirá encontrar a felicidade?

O Ladrão de Bagdá (The Thief of Bagdad)
O ladrão Ahmed (Douglas Fairbanks), fazendo-se passar por príncipe, penetra no castelo para liderar a revolta contra os invasores mongóis. Conto das mil e uma noites que é considerado um dos mais fantasiosos e divertidos do cinema mudo.

***

3 comentários:

  1. Como assim não foi citado Buster Keaton?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma amada. Devido ao sucesso que eu nem esperava, vai ter uma segunda parte e nela terá Buster. Aguarde e quero seu comentário nela.

      Excluir
  2. onde acho essas perolas.... filmes assim tinha em sites que foram derrubados faz tempo

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!!!

Tecnologia do Blogger.