CINEMATECA - PACTO TENEBROSO / SONHA, MEU AMOR (SLEEP, MY LOVE)

Douglas Sirk nasceu em Hamburgo, Alemanha. Seu nome de batismo era Hans Detlef Sierck. Iniciou sua carreira em 1922. Deixou a Alamenha em 1937, devido às suas visões políticas e por sua esposa ser judia. Nessa época, a Alemanha estava sendo tomada pelo regime nazista. Ao ir para os Estados Unidos, firmou seu nome ao dirigir uma série de filmes que seriam denominados "melodramáticos", para a Universal. Uma das características dos seus filmes melodramáticos, era o uso de maravilhosas cores e tramas familiares com direito a várias reviravoltas. Um dos atores com quem mais trabalhou foi Rock Hudson, fizeram juntos 8 filmes.
Mesmo sendo mais conhecido pelos filmes dramáticos, Douglas Sirk chegou a dirigir vários gêneros de filmes, incluindo Noir. Um exemplo de Noir dirigido por Sirk é o filme "Pacto Tenebroso", também conhecido como "Sonha, Meu Amor" (Sleep, My Love). O filme foi produzido em 1948 é uma adaptação do romance de Leo Rosten. O próprio Leo Rosten participou do processo de transposição do romance para o roteiro, junto com St. Clair McKelway. O filme conta com Claudette Colbert, que aqui repete mais uma vez uma parceria com Don Ameche. Essa inclusive seria a última vez que os dois trabalhariam juntos. Ao todo fizeram 3 filmes. Esse filme marca a primeira vez em que Claudette Colbert trabalharia com Douglas Sirk: em 1951, ambos trabalhariam novamente em "Agonia de uma Vida" (Thunder on the Hill). 
Claudette Colbert interpreta Alison Courtland, uma rica socialite de Nova York, que acorda em um trem sem se lembrar como chegou lá. Seu marido, Richard (Don Ameche), a informa que ela desapareceu depois de lhe ameaçar. Quando retorna a Nova York, Alison encontra Bruce (Robert Cummings), que se afeiçoa a ela. Richard sugere que Alison procure um psiquiatra (George Coulouris), porém as maneiras do psiquiatra começam a deixá-la pior. Bruce acaba tomando conhecimento dos acontecimentos e decide então discretamente investigar o que se passa, descobrindo que na verdade Alison está cercada de grandes inimigos. Claudette Colbert reprisou seu papel em uma adaptação de rádio, no mesmo ano em que o filme foi produzido.
O filme aborda a trama do Gaslighting, que é uma forma de abuso psicológico, no qual informações são distorcidas, a fim de favorecer o abusador e fazer com que a vítima coloque em dúvida a sua sanidade mental. Esse termo surgiu graças a uma peça teatral chamada "Gas Light" e suas duas adaptações cinematográficas: a primeira em 1940 e a segunda em 1944, sendo essa última, a mais popular, sendo estrelada por Ingrid Bergman (que ganhou um Oscar na categoria Melhor Atriz, por esse desempenho) e por Charles Boyer. A trama principal da peça e das duas adaptações cinematográficas, girava em torno de um marido, que fazia com que sua esposa pensasse estar enlouquecendo. 

"Pacto Tenebroso" foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:


***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem