DICIONÁRIO RETRÔ - OTTO STUPAKOFF

Otto Stupakoff, foi um dos grandes nomes da fotografia brasileira,  no campo de moda e publicidade. Estudou no Art Center College of Design, em Los Angeles. Voltou ao Brasil em 1957, montando seu próprio estúdio. Chegou a fotografar a construção de Brasília, a pedido de Oscar Niemeyer, além de ter sido o percursor da fotografia de moda no Brasil, ao fotografar a atriz Duda Cavalcanti, com uma roupa do estilista Dener sendo essa foto, a primeira foto de moda no país (foto abaixo).
Otto começou a fotografar na infância, com uma câmera que ganhou do pai em 1943. Chegou a dirigir um curta metragem em 8mm, quando pensou que sua real vocação seria o cinema. Decepcionado com o cinema, investiu na Fotografia. Seus primeiros trabalhos foram para agências de publicidade e para a gravadora Odeon. Chegou a trabalhar na revista Cláudia.
Em 1965, no auge do seu sucesso no Brasil, Otto muda-se para Nova York, participando de publicações para revistas como Life e Look, além da fotografia de moda. Otto também se especializou em fotos com celebridades, e com pessoas anônimas. Sua maior inspiração seria outro grande fotógrafo: Richard Avedon. Além da Look e da Life, Otto fez centenas de ensaios para as revistas Vogue, Harper's Bazaar, Cosmopolitan, Elle e Esquire.
Após três anos em Paris, Otto retornaria ao Brasil em 1976. Em 1980 voltaria novamente para Nova York e quatro anos depois se tornaria um cidadão americano. Chegou a lecionar Fotografia na Parsons The New School for Design. Em 2005 passou a morar em São Paulo e comemorou seus 50 anos de carreira, realizando uma exposição que fazia uma retrospectiva de sua obra na Bienal. Um ano depois foi lançado um livro com algumas de suas fotos.
Em 2008 seu acervo fotográfico, composto de aproximadamente 16 mil fotos, foi incorporado pelo Instituto Moreira Salles. Após ser diagnosticado com Alzheimer, Otto faleceria na madrugada do dia 22 de abril de 2009, aos 73 anos.









***

Nenhum comentário

Obrigado por comentar!!!

Tecnologia do Blogger.