20 OBRAS DO CINEMA DIRIGIDAS POR MULHERES

A lista hoje traz vinte filmes dirigidos por mulheres. Para cada filme, uma diretora. Procurei em alguns casos não selecionar a obra mais famosa, pelo fato de despertar a curiosidade nos leitores em pesquisar mais sobre elas e conhecer mais obras fantásticas. Não foi possível colocar todas as mulheres que dirigem e eu procurei também na maioria das vezes colocar alguns nomes de mulheres não tão conhecidas, mas que dirigiram filmes famosos. Sim, existem casos dos filmes serem famosos, mas poucas pessoas saberem que na direção há uma mulher.

As Consequências do Feminismo (Les résultats du féminisme) - Alice Guy-Blaché 
Mostra situações satíricas resultantes da emancipação da mulher, um mundo onde as mulheres são sexualmente agressivas e os homens ficam em casa realizando tarefas domésticas. Extremamente moderno para a época e muito bem humorado.

Suspense - Lois Weber
Uma mulher e seu bebê, trancados em casa, são ameaçados por um invasor, enquanto o pai sai do trabalho desesperado, procurando salvá-los.

Quando a Mulher se Opõe (Merrily We Go to Hell)  - Dorothy Arzner
Jerry Corbett (Fredric March) é um alcoólatra que nunca superou a perda de seu antigo amor, Claire (Adianne Allen). Ele se casa com Joan (Sylvia Sidney), mas sua felicidade conjugal é abalada quando Claire surge novamente em sua vida.

O Mundo é Culpado (Outrage) - Ida Lupino
Jovem é estuprada ao voltar para casa. Traumatizada, ela foge de casa e do noivo e tenta reconstruir a vida em outra cidade. Ao ser cortejada por um amigo, se desespera e quase o mata. No tribunal, é defendida por um pastor, que culpa a sociedade.

O Piano (The Piano) - Jane Campion
Em meados do século XIX, Ada é uma mulher muda que tem uma filha - Flora. Para um casamento arranjado ela deixa sua terra natal, a Escócia, acompanhada de sua filha e seu amado piano. A vida nas florestas densas de uma ilha ao sul da Nova Zelândia e o relacionamento com seu marido Stewart não são o que ela esperava. Quando Stewart vende o piano para seu vizinho, George, Ada sofre muito. George diz que pode lhe devolver o piano se ela o ensinar a tocar. A princípio Ada ignora George, mas lentamente o relacionamento deles se transforma, levando-os a uma situação perigosa.

Caçadores de Emoção (Point Break) - Kathryn Bigelow
Em uma cidade costeira da Califórnia atua uma gangue de ladrões de banco que se autodenomina "Os Ex-Presidentes", pois cometem seus assaltos usando as máscaras de Reagan, Carter, Nixon e Johnson. O F.B.I. acredita que os membros da quadrilha possam ser surfistas e manda para lá um jovem agente disfarçado, Johnny Utah (Keanu Reeves), que tem como missão se infiltrar entre os surfistas e obter informações. Para isto ele precisa aprender a surfar, algo que seu chefe não gosta muito. Com o auxílio de Angelo Pappas (Gary Busey), outro agente, Johnny chega a uma comunidade de surfistas onde os dois se infiltram, desconfiados que o autor dos assaltos está ali. Lá ele conhece Bodhi (Patrick Swayze), um homem místico e muito inteligente, que começa a mostrar a Johnny uma maneira diferente de ver o mundo.

Sem Teto, Nem Lei (Sans Toit Ni Loi ) - Agnès Varda
Uma jovem andarilha morre congelada no frio do inverno francês. Sua história e principalmente seus últimos dias são contados através das pessoas que cruzaram o seu caminho.

Algo Diferente (O něčem jiném) - Vera Chytilová
O dia-a-dia da dona de casa Vera (Vera Uzelacová) e da ginasta Eva (Eva Bosáková), que não estão satisfeitas com suas respectivas funções. A rotina de Eva é registrada de modo documental, enquanto a de Vera é retratada por meio da ficção. As duas mulheres contam-nos como seriam seus ideais de vida normal.

Sintonia de Amor (Sleepless in Seattle) - Nora Ephron
Viúvo há um ano e meio, Sam Baldwin (Tom Hanks) não consegue esconder de seu pequeno filho Jonah (Ross Malinger) a tristeza pela qual está passando. Preocupado, Jonah participa de um programa de rádio chamado "Sleepless in Seattle", por telefone, dizendo que gostaria de arrumar uma namorada para o pai. Muito longe dali está Annie Reed (Meg Ryan) que, viajando de carro, ouve o desabafo de Sam e acaba se apaixonando por ele.

Tempo de Despertar (Awakenings) - Penny Marshall
Bronx, 1969. Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que conseguiu emprego em um hospital psiquiátrico. Lá ele encontra vários pacientes que aparentemente estão catatônicos, mas Sayer sente que eles estão só “adormecidos” e que se forem medicados da maneira certa poderão ser despertados. Assim pesquisa bem o assunto e chega à conclusão de que a L-DOPA, uma nova droga que já estava sendo usada para pacientes com o Mal de Parkinson, deve ser o medicamento ideal para este casos. No entanto, ao levar o assunto para o diretor, ele autoriza que apenas um paciente seja submetido ao tratamento.

Que Bom Te Ver Viva - Lúcia Murat
O filme aborda a tortura durante o período de ditadura no Brasil, mostrando como suas vítimas sobreviveram e como encaram aqueles anos de violência duas décadas depois. "Que Bom Te Ver Viva" mistura os delírios e fantasias de uma personagem anônima, interpretada pela atriz Irene Ravache, alinhavado os depoimentos de oito ex-presas políticas brasileiras que viveram situações de tortura. Mais do que descrever e enumerar sevícias, o filme mostra o preço que essas mulheres pagaram, e ainda pagam, por terem sobrevivido lúcidas à experiência de tortura. Para diferenciar a ficção do documentário, Lúcia Murat optou por gravar os depoimentos das ex-presas políticas em vídeo, como o enquadramento semelhante ao de retrato 3x4; filmar seu cotidiano à luz natural, representando assim a vida aparente; e usar a luz teatral, para enfocar o que está atrás da fotografia - o discurso inconsciente do monólogo da personagem de Irene Ravache.

Jeanne Dielman (Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles) - Chantal Akerman
Considerado como a obra-prima de Akerman, traz a atriz Delphine Seyrig no papel de Jeanne Dielman, uma jovem viúva que vive com seu filho Sylvain seguindo uma ordem imutável: à tarde, enquanto seu filho está na escola, ela cuida do apartamento e recebe os clientes.

Rosa Luxemburgo (Rosa Luxemburg) - Margarethe von Trotta
Biografia da militante, oradora e teórica marxista Rosa Luxemburgo (1871-1919), eminente representante do pensamento e da ação social-democrata na Europa. Ao lado de Karl Liebknecht e outros colegas, ela tentou arduamente impedir a 1ª Guerra Mundial, que explodiu em 1914 e terminou em 1918.

Carlota Joaquina, Princesa do Brasil - Carla Camurati
Um painel da vida de Carlota Joaquina (Marieta Severo), a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal (Marco Nanini) com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.

O Jardim Secreto (The Secret Garden) - Agnieszka Holland
No início do século XX, Mary Lennox (Kate Maberly) vivia na Índia com seus pais, que não lhe davam muita atenção. Porém um estouro de elefantes os mata e, seis meses depois, Mary desembarca em Liverpool, na Inglaterra, para viver com Lorde Archibald Craven (John Lynch), seu tio, na mansão Misselthwaite, uma construção feita de pedra, madeira e metal na qual existem segredos e antigas feridas. Mary estava assustada naquele solar com várias dezenas de quartos e era incrivelmente mimada, pois lhe desagradava a ideia de vestir suas roupas, já que na Índia isto era tarefa de suas aias. A mansão é administrada pela Sra. Medlock (Maggie Smith), uma rigorosa e fria governanta. Lorde Craven perdeu a mulher há dez anos e nunca mais conseguiu superar a tragédia. Para piorar Colin Craven (Heydon Prowse), seu filho, também sobre de extrema apatia, sempre recolhido no seu quarto. Mais uma vez negligenciada, Mary passa a explorar a propriedade e descobre um jardim abandonado. Entusiasmada com a descoberta, Mary decide restaurar o lugar com a ajuda do filho de um dos serviçais da casa, conquistando assim a atenção do primo doente. Juntos eles desafiam as regras da casa e o velho jardim se transforma em um lugar mágico, cheio de flores, surpresas e alegria. O jardim secreto é um lugar fantástico onde não existe tristeza e arrependimento, um lugar onde a força da amizade pode trazer de volta a beleza da vida.

A Hora da Estrela - Suzana Amaral
Macabéa é uma migrante nordestina semi-analfabeta que trabalha como datilógrafa numa pequena firma e vive numa pensão. Ela conhece o também nordestino Olímpico, um operário metalúrgico, e os dois começam a namorar. Mas Glória, uma colega de trabalho de Macabéa, rouba-lhe o namorado, seguindo o conselho de uma cartomante. Macabéa faz uma consulta à mesma cartomante, Madame Carlota, e esta prevê seu encontro com um homem rico, bonito e carinhoso. Urso de Ouro no Festival de Berlim para a atriz Marcelia Cartaxo.

A Ascensão (Voskhozhdeniye) - Larisa Shepitko
Durante a SGM, um grupo de guerrilheiros russos lutam para sobreviver no meio do frio e dos nazistas. Dois soldados são enviados para procurar comida em uma vila próxima, mas são surpreendidos por uma patrulha alemã.

Corações Desertos (Desert Hearts) - Donna Deitch
Vívian é uma professora de inglês reprimida que vai a Reno para um divórcio rápido em 1959, onde conhece Cay, uma jovem bonita que trabalha num casino. As duas desenvolvem uma amizade que desperta desejos em Vívian que ela não pode negar.

Cemitério Maldito (Pet Sematary) (1989) - Mary Lambert
Recentemente os Creeds se mudaram para uma nova casa nos arredores de Chicago. A casa é perfeita, exceto por duas coisas: os reboques, que vivem fazendo barulho na estrada, e o misterioso cemitério no bosque atrás da casa. Os vizinhos dos Creeds estão relutantes em falar sobre o cemitério e eles tem um bom motivo para tal comportamento. Gradativamente o casal toma conhecimento da verdade e ficam chocados ao saberem do perigo que seus filhos correm. Quando o gato da família morre atropelado, eles o enterram em um cemitério índio que tem o poder de ressuscitar o que for deixado naquele terreno, mas as consequências são inimagináveis.

Cartas de Amor (Koibumi) - Kinuyo Tanaka
Cinco anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, Reikichi Mayumi, um homem triste e perturbado, encontra um novo emprego, escrever cartas de amor para outras pessoas. Suas idéias sobre o amor e seus princípios pessoais serão testados quando ele se reencontra com Michiko, sua ex-namorada, uma mulher com um passado sombrio marcado pela guerra e a posterior ocupação de seu país por parte das forças militares norte-americanas. Este clássico melodrama marca a estreia da grande atriz japonesa Kinuyo Tanaka na direção.


Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem