CINEMATECA - CANTANDO NA CHUVA (SINGIN' IN THE RAIN)

Hoje em nossa Sessão trazemos "Singin' in the Rain" (Cantando na Chuva) um dos musicais da fase de ouro da MGM. "Singin' in the Rain" foi lançado no dia 27 de Março de 1952 é considerado um dos maiores musicais já produzidos e possui uma das cenas mais icônicas da história do cinema: a clássica cena em que Gene Kelly canta "Singin' in the Rain" na chuva é claro.
O filme se passa nos anos 20 em Hollywood na transição do cinema mudo, para o cinema falado, mostrando de forma divertida, todas as complicações na adaptação ao novo estilo.
Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois astros famosos da época do cinema mudo, que agora são obrigados a se adaptarem a novidade do cinema falado. Tudo ocorreria bem se Lina não tivesse uma voz estridente, muito diferente da que o público imagina dela, já que ela passa a imagem de ser uma estrela sensual e glamourizada. A única opção e salvação do estúdio e da estrela é o recurso da dublagem. Após alguns desencontros Don acaba se apaixonando por Kathy Shelden (Debbie Reynolds) que dublaria Lina, contra a vontade da mesma, gerando ciúmes e muitas confusões..
Embora Gene Kelly tenha imortalizado o filme, ele não foi a primeira opção para o papel. Howard Keel era a primeira opção, mas após algumas alterações nas características e na composição do personagem, ficou inviável considerarem Howard para o papel e Gene acabou levando vantagem.
Perfeccionista, Gene Kelly teve muitos problemas com o elenco, principalmente com Debbie Reynolds a quem sempre tratava asperamente, fazendo-a repetir os números de danças inúmeras vezes. Conta-se que uma vez Fred Astaire presenciou uma grosseria de Gene com Debbie e decidiu ajudá-la com os ensaios de dança. Certa vez Debbie chegou a dizer que trabalhar nesse filme foi mais doloroso do que a dor de um parto.
A única música escrita para o filme foi "Moses Supposes" o restante das músicas foram selecionadas de outros filmes e o roteiro montado a partir delas. O filme foi dirigido por Stanley Donen e Gene Kelly. Stanley seria reconhecido por dirigir grandes musicais como "Funny Face"(Cinderela em Paris) , "Seven Brides for Seven Brothers" (Sete Noivas, para Sete Irmãos), "On the Town" (Um Dia em NY), "The Pajama Game" (Um Pijama para Dois), além de filmes fora do eixo musical como "Charade" (Charada), "Arabesque", "Indiscreet" (Indiscreta) entre outros. "Singin' in the Rain" foi indicado para duas categorias: Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Trilha Sonora, não ganhou em nenhuma das duas, o filme ocupa a primeira colocação na lista dos 25 maiores musicais americanos de todos os tempos, idealizada pelo AFI (American Film Institute).
***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem