CINEMATECA - FLOR DE CACTO (CACTUS FLOWER)

Flor de Cacto (Cactus Flower) estreou nos cinemas em 16 de dezembro de 1969. É uma comédia dirigida por Gene Saks, baseado na peça teatral de Abe Burrows.
Toni Simmons (Goldie Hawn) é uma funcionária de uma loja de discos, que tenta se suicidar, quando seu amante o dentista Julian (Wlather Matthau) lhe diz que é casado e pai de três filhos. Para não perder Tony e evitar uma nova tentativa de suicídio, Julian convence Stephanie (Ingrid Bergman) sua enfermeira, (que o ama em segredo) a se passar por sua mulher, para ganhar tempo com Tony. Causando imensos desencontros e várias confusões hilárias.
O filme marca a estreia de Goldie Hawn, que levou por esse desempenho o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e um David di Donatello. Além desses prêmios o filme teve indicações nas seguintes categorias: melhor filme, melhor atriz, melhor revelação feminina e melhor trilha sonora.
Quando Flor de Cacto foi encenada na Broadway, a intérprete da personagem Stephanie foi a atriz Lauren Bacall, que ficou chateada por não ter sido escolhida para a versão cinematográfica, guardando ressentimento de Ingrid Bergman, ressentimento esse que foi rompido após Ingrid Bergman visitá-la nos bastidores de "Applause" (versão teatral de "All About Eve") e prestigiar o desempenho de Lauren Bacall. Lauren em sua autobiografia conta que era impossível manter qualquer tipo de raiva perante o sorriso espontâneo de Ingrid Bergman e que no momento em que Ingrid entrou em seu camarim e sorriu sinceramente para ela, todo e qualquer ressentimento se dissipou. Flor de Cacto vale ser visto, pois mostra a versatilidade de Ingrid Bergman, que até então era mais conhecida por papéis dramáticos, em um desempenho que arranca muitas risadas.

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem