CINEMATECA - CHARITY MEU AMOR (SWEET CHARITY)

"Charity, Meu Amor" (Sweet Charity) estreou nos cinemas em 1º de abril de 1969. É um filme musical, dirigido por Bob Fosse, baseado no espetáculo homônimo de 1966, que foi também coreografado por Fosse. É também inspirado no filme italiano "Noites de Cabíria" dirigido por Federico Fellini e estrelado por Giulietta Masina. Nessa versão americana o filme é estrelado por Shirley MacLaine, Chita Rivera e Paula Kelly.
Charity Hope Valentine (Shirley MacLaine) é uma dançarina que trabalha num clube com as amigas (Paula Kelly e Chita Rivera), sempre sonhadora, acredita no amor, porém não consegue ter sorte com os homens que aparecem em seu caminho, sempre acaba sendo explorada ou enganada por eles.
Tendo sido o diretor da peça na Broadway, Bob Fosse teve sua oportunidade no cinema ao ser contratado para dirigir essa adaptação. Mesmo sendo uma produção muito bem feita, acabou sendo um prejuízo para a Universal Pictures, seu custo foi de 20 milhões de dólares, mas sua arrecadação foi de apenas 4 milhões. Mesmo sendo um desastre de bilheteria, o filme obteve três indicações ao Oscar nas categorias Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Música.
O figurino do filme ficou por conta de Edith Head. Shirley MacLaine ganhou um Globo de Ouro por seu desempenho. O filme participou do Festival de Cannes em 1969, mas ficou de fora da mostra principal.

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem