DICIONÁRIO RETRÔ - CECIL BEATON

Cecil Walter Hardy Beaton nascido em 14 de Janeiro de 1904 foi um dos fotógrafos mais célebres e icônicos, servindo de inspiração até hoje, nos campos de moda e fotografia. Beaton começou usando a fotografia apenas como hobby. Mas após largar um emprego de balconista, decidiu transformar o hobby em uma carreira, após chamar a atenção de Edith Sitwell, poetisa e crítica literária britânica, que proporcionou a sua entrada no mundo da alta sociedade, abrindo um canal onde pudesse expor seus valores artísticos.
Trabalhou na Vogue até 1950, além de dedicar seu tempo a desenhos de croquis e elaboração de artigos para a Vanity Fair, Life e Harper's Bazaar. Chegou a ilustrar diversas reportagens na Europa, no Oriente, no México e nos Estados Unidos, no período de guerra.
Desenhou figurinos para Audrey Hepburn no filme "My Fair Lady", Vivien Leigh em "Anna Karenina", Leslie Caron em "Gigi". Em 1957 recebeu um Tony Award pelos figurinos de "My Fair Lady". Em 1965 receberia um Oscar de Melhor Figurino e Melhor direção de Arte pela versão cinematográfica da peça. Em 1959 recebeu um Oscar de Melhor Figurino pela adaptação cinematográfica de "Gigi".
Greta Garbo, Vivien Leigh, Marilyn Monroe, Katharine Hepburn, Marlene Dietrich, Twiggy foram suas musas constantemente fotografadas. Em 1972 recebeu o título de Cavaleiro do império Britânico. Beaton faleceu em 18 de Janeiro de 1980 aos 76 anos.
Abaixo algumas de suas fotografias:

Greta Garbo

Marlene Dietrich

Leslie Caron

Leslie Caron

Audrey Hepburn

Audrey Hepburn

Vivien Leigh

Vivien Leigh

Marilyn Monroe

Julie Andrews

Yul Brynner

Gary Cooper

Marlene Dietrich

Audrey Hepburn

Elizabeth Taylor

Twiggy

Greta Garbo

Katharine Hepbrun










***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem