SÉRIES DE OURO - BATMAN

Batman foi exibida pela rede ABC de 12 de janeiro de 1966 a 14 de março de 1968 em 3 temporadas com total de 120 episódios, além de um filme lançado no mesmo ano em que a série foi lançada, no dia 30 de julho de 1966. Para quem não sabe, essa não é a primeira vez que o Homem Morcego aparece no formato de seriado: ele já deu as caras em 1943 no seriado "The Batman" e em 1949 no seriado "Batman e Robin" ambos com 15 episódios e realizados pela Columbia.
Batman de 1943
Em 1965, a ABC firmou contrato com a Fox para produzir 13 programas. William Dozier, foi informado que a ABC havia adquirido os direitos de Batman e se interessou pelo projeto de produzi-la. Uma de suas ideias era ter muito humor para os adultos e ao mesmo tempo, a dupla dinâmica seria estimulante para as crianças. Decidiu filmá-la à cores, as cores fortes nas roupas e no cenário nunca haviam sido empregadas. Outra ideia fantástica foi o uso de onomatopeias (os famosos Bam! Boom! Sock! Punch!) deixando a série com um aspecto de história em quadrinhos.
O piloto foi gravado às pressas em novembro de 1965, já que a série estrearia no meio da temporada, em janeiro de 1966, com um orçamento mais caro que o normal. O episódio piloto foi ao ar no dia 12 de janeiro de 1966 às 19:30 e foi um sucesso imediato de audiência, indo ao ar duas vezes por semana. A primeira exibição terminava com uma cena de suspense. Originalmente os episódios foram gravados com uma hora de duração, mas na edição final um episódio era dividido em dois com meia hora cada. Com isso surgiu a famosa narração de Dozier "nessa mesma bat-hora, nesse mesmo bat-canal".
Durante toda a primeira temporada, a série manteve-se em evidência e Adam West e Burt Ward tornaram-se ícones da cultura pop, inúmeros produtos baseados ou nos personagens ou no seriado em geral começaram a surgir, essa onda denominou-se "Batmania". Ainda em 1966 foi feito "Batman o filme" onde o Homem Morcego enfrenta a Mulher Gato, o Charada, o Coringa e o Pinguim. O filme foi produzido em seis semanas e lançado em agosto de 1966 seguindo a mesma fórmula da série.
A Mulher Gato foi interpretada por três atrizes: Julie Newmar a mais famosa de todas a interpretou nas duas primeiras temporadas, Lee Meriwether a interpretou no filme de 1966, pois Julie Newmar estava indisponível para as gravações do filme e por último a cantora Eartha Kitt na terceira e última temporada com o seu famoso ronronar (Purr-Fect). A Bat Girl interpretava por Yvonne Craig surge na terceira temporada, sendo um dos artifícios de salvação da audiência da série que começaria a cair já na segunda temporada.
Julie Newmar, Lee Meriwether e Eartha Kitt
Além dos heróis, o time dos vilões chamava igualmente a atenção e admiração dos fãs. Alguns atores fizeram participações especiais, como vilões dos quadrinhos ou em criações especialmente feitas para a série, mas um vilão que é sempre lembrado é o Coringa do ator Cesar Romero (que se recusou a raspar o bigode se você olhar bem na foto, vai percebê-lo). A risada do vilão foi criada por acidente, após Cesar achar um desenho de uma roupa do Charada um absurdo, soltou uma risada quase maníaca, um dos produtores ouviu a tal risada e sugeriu que o ator a usasse em cena.
Após três temporadas, a série foi cancelada. Os produtores aguardaram um período para ver se algum outro canal tinha algum interesse em resgatá-la, como nenhuma emissora demonstrou interesse o set da Bat Caverna foi desmontado. Após o set ser desmontado a NBC ofereceu uma proposta, mas ao saber que o set da Bat Caverna havia sido desmontado, desistiu da oferta, pois remontá-lo custaria muito dinheiro e junto com a Bat Caverna desmontada foram-se embora qualquer esperança de salvação da série.

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem