CINEMATECA - GYPSY

"Gypsy" ou "Em busca de um sonho" como ficou nomeado aqui no Brasil é um musical que alterna drama e comédia. Produzido e dirigido por Mervyn LeRoy, o roteiro adaptado por Leonard Spigelgass é baseado no livro de 1959: "Gypsy: Uma Fábula Musical", escrito por Arthur Laurents, que fora adaptado de outro livro "Gypsy: A Memoir" que fora escrito pela própria Gypsy Rose Lee, em quem o filme e a peça de teatro foram baseadas. Em 1993 surgiria uma outra versão, porém dessa vez produzida para a televisão.
Estrelado por Natalie Wood que acabara de vir de dois grandes sucessos: "Splendor in the Grass"  (Clamor do Sexo) e "West Side Story" (Amor Sublime Amor) e Rosalind Russell conhecida pelos filmes "The Women" (As Mulheres), "His Girl Friday" (Jejum de Amor) e "Pic Nic" (Férias de Amor). Estreou nos cinemas em 1º de novembro de 1962 teve o orçamento de 4 milhões de dólares e lucrou mais de 11 milhões.
O filme conta a história de Rose (Rosalind Russell) uma ambiciosa e difícil mãe de bastidores, que almeja lançar sua filha mais nova Baby June (Suzzane Cupito) ao estrelato e acaba arrastando junto sua filha mais velha, a tímida e desajeitada Louise (Natalie Wood) e ainda conta com a ajuda do agente Herbie Sommers (Karl Malden).
Cansada do autoritarismo da mãe, June acaba fugindo e com isso Rose acaba direcionando sua ambição para Louise, mesmo essa não possuindo o mesmo talento e habilidade da irmã mais nova. A sorte de Louise muda quando acaba aceitando trabalho em uma casa burlesque e se transforma-se em Gypsy Rose Lee. Com o sucesso, Gypsy adquire também a independência e exige que sua mãe pare de controlar sua vida profissional e pessoal.
Inicialmente Rosalind Russell e seu marido o produtor de teatro Frederick Brisson, planejavam uma versão dramática da história original do livro de Gypsy Rose Lee, porém devido aos direitos estarem ligados com a peça, usaram a adaptação de Laurents.
Embora Russell tenha cantado em uma peça musical em 1953 e em um filme em 1955, acabou sendo dublada por Lisa Kirk que imitou a voz de Rosalind perfeitamente. O número musical "Roses's Turn" mostra perfeitamente a sincronia das duas vozes. Lisa Kirk ainda gravou uma versão completa da música que não foi utilizada no filme, porém foi lançada junto com a trilha sonora oficial.
Natalie Wood que vinha de dois grandes sucessos de bilheteria, cantou suas próprias músicas, sem necessidade de dublagem. O filme foi indicado em três categorias: Melhor Fotografia, Figurino e Melhor adaptação. Rosalind Russell ganhou um Globo de Ouro de Melhor Atriz na categoria Filme Musical. Ela havia ganho na mesma categoria no ano anterior pelo seu desempenho no filme "A Majority of One".

1 Comentários

Obrigado por comentar!!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem