FILMES FELIZES PARA VER NO NATAL (OU EM QUALQUER ÉPOCA)

Natal chegando e não é uma época feliz para todos. Aliás os tempos não andam muito felizes. Por isso dei uma vasculhada no meu Filmow e escolhi alguns filmes que considero "felizes". Aqueles filmes que nos resgatam algo que perdemos pelo caminho, que fazem a gente esquecer os nossos problemas, que fazem a gente voltar a rir, ou que fazem a gente simplesmente refletir sobre as pessoas e sobre o mundo, mas de uma forma sempre otimista, esperançosa e positiva. Esses filmes podem ser vistos em qualquer época, não apenas no Natal.

Essa Loura Vale Um Milhão (Bells Are Ring)
Judy Holliday reprisa aqui seu papel premiado na Broadway com um Tony, vivendo a jovem Ella, moça que trabalha na central telefônica de Nova York. Com o dia movimentado desde cedo, é ela quem ajuda as pessoas a despertar ou marcar compromissos na agenda. Este foi seu último trabalho e que marcou também o fim da parceria entre Arthur Freed e Vincente Minnelli. Dean Martin faz o papel de um briguento escritor que se enche de surpresa ao descobrir a verdadeira identidade da "Mamãe".

Jovem no Coração (The Young in Heart)
George-Anne Carleton (Janet Gaynor) e Richard Carleton (Douglas Fairbanks Jr.) sobrevivem dando golpes. Após serem expulsos de Monte Carlo, acabam encontrando uma senhora idosa que, após ser salva por eles, oferece sua casa para eles morarem. Eles esperam ganhar o coração da senhora para que ela lhes deixe toda a fortuna, mas esse golpe ainda poderá voltar contra o coração desses adoráveis ladrões.

O Diabo e a Mulher (The Devil and Miss Jones)
O milionário J.P. Merrick, tirânico dono de uma loja de departamento, é o diabo em pessoa para todos os seus empregados. Quando Merrick resolve se passar por empregado da loja para descobrir o que os funcionários dizem e pensam sobre ele, ele conhece a Srta. Jones. Tentando ajudá-lo, a Srta. Jones acaba por colocar Merrick em uma série de problemas.

A Loja da Esquina (The Shop Around the Corner)
Dois funcionários de uma loja de presentes trocam farpas todos os dias no trabalho. Ele e ela têm algo em comum: estão se relacionando com outra pessoa através de cartas, utilizando nomes falsos. Ambos estão nervosos pelo momento de se encontrarem pela primeira vez pessoalmente. O que os dois não sabem é que ele estão trocando cartas entre si mesmos.

P.S. Recomendo também "In the Good Old Summertime" (A Noiva Desconhecida) com Judy Garland, que nada mais é que um remake musical deste filme.

A Deusa do Amor (One Touch of Venus)
A Deusa do Amor é uma comédia romântica que conta a história sobre o jovem vitrinista Eddie Hatch (Robert Walker) que beija uma estátua da deusa Vênus que está exposta em seu trabalho. O problema começa quando a estátua vem à vida sob a forma de de uma linda mulher (Ava Gardner). Agora, Eddie está realmente em apuros: ele terá que lidar com os ciúmes de sua namorada e tentar resistir aos encantos da estonteante e apaixonada Deusa Vênus.

Ciúme, Sinal de Amor (The Barkleys of Broadway)
Depois de passados 10 anos, Fred Astaire e Ginger Rogers se reúnem novamente em seu último filme juntos, inteligentemente escrito por Betty Comden e Adolph Green e magistralmente dirigido por Charles Walters. A história, muitos dizem, espelha as tensões criativas compartilhadas por ambos na vida real. Astaire interpreta o dançarino Josh Barkley. Rogers é sua esposa, Dinah, que há muito tempo pensa em trocar o sapateado do Bouncin the Blues pelas peças de teatro. Ela parte, Josh se esforça para tê-la de volta e, juntos, realizam seus números musicais, incluindo Freds Shoes With Wings On e uma incrível reprise do número de George e Ira Gershwin, de Shall We Dance: They Cant Take That Away From Me. Tudo isto prova que eles não podem separar a mágica de Astaire e Rogers.

Modelos (Cover Girl)
Uma dançarina de uma casa de shows do Brooklin ganha um concurso para ser a garota da capa de uma famosa revista, sem saber que o dono da revista fora apaixonado por sua avó. Sua vida muda e ela começa a frequentar altas rodas, sendo cortejada por um homem rico que a pede em casamento. Embriagada por todo o glamour que a cerca, ela esquece quem realmente ama.

Um Anjo caiu do Céu (The Bishop's Wife)
O bispo episcopal Henry Brougham (Niven) tem por meses trabalhado nos planos para uma nova catedral, que será paga por uma caprichosa e teimosa viúva, Agnes Hamilton (Gladys Cooper). Henry se distanciou de sua família, pois se tornou um religioso em primeiro lugar. Dudley (Grant), um anjo, é enviado pelo céu para ajudá-lo. Dudley ajuda a todos que encontra, mas não do jeito que eles preferem. Todos amam Dudley exceto Henry, que se sente ameaçado, pois sua mulher, Julia (Young), está sempre na companhia dele e se mostra cada vez mais feliz. Além disto a filha do casal, Debby (Karolyn Grimes), também adora Dudley e Henry acha que Dudley pode querer tomar seu lugar.

Os Homens preferem as Loiras (Gentlemen Prefer Blondes)
Duas dançarinas, Lorelei (Marilyn Monroe) e Dorothy (Jane Russell), embarcam num cruzeiro rumo a Paris, a pedido do milionário noivo de Lorelei. O pai do noivo contrata um detetive (Elliott Reid) para segui-las e conseguir provas de infidelidade de sua futura nora, criando uma série de confusões em alto-mar.

Agora Seremos Felizes (Meet Me in St. Louis)
Os Smith são uma família de 1903 que moram em Saint Louis, e formada majoritariamente por mulheres, que vivem diferentes momentos em suas vidas. Rose (Lucille Bremer), a filha mais velha, aguarda ansiosa que seu pretendente Warren (Robert Sully) a peça em casamento. Esther (Judy Garland), de 17 anos, está apaixonada pelo novo vizinho John (Tom Drake), que a princípio não lhe dá muita atenção. Já a pequena Tootsie adora causar uma confusão. Quando o pai chega alegre com a notícia de que foi transferido para Nova York, ele choca a todos os membros da família, ligados cada um à sua forma, a Saint Louis. Isso vai desestabilizar suas vidas e provocar mudanças, principalmente em Esther que começou a namorar o vizinho John.

Com o Céu no Coração (Lucky Me)
A supersticiosa Candy Williams (Doris Day) faz parte de uma trupe de Vaudeville que fica presa em Miami, quando os credores tomam todo o seu dinheiro, após o líder da trupe (Phil Silvers) tentar aplicar um golpe em um restante e falhar. A equipe toda é forçada a trabalhar no restaurante, com isso Candy acaba conhecendo Dick Carson (Robert Cummings) que trabalha na Broadway e acaba o confundindo com um mecânico.

Ninotchka
Nina Yakushova (Greta Garbo), comissária do governo soviético, é mandada a Paris para averiguar o comportamento de três representantes do governo que têm como missão negociar uma jóia. Aos poucos sucumbe ao capitalismo e a Leon d'Algout (Melvyn Douglas), um galanteador francês que está apaixonado por ela.

Começou em Nápoles (It Started in Naples)
Michael Hamilton (Clark Gable), um advogado americano, vai à Nápoles para levar Nando Hamilton (Marietto), seu sobrinho, com ele para à América. Mas Lucia Curcio (Sophia Loren), uma italiana que é tia do garoto, não concorda com sua ida. Após o choque inicial um envolvimento surge entre os dois.

Lua Prateada (By the Light on the Silvery Moon)
Indiana, 1919 - George Winfield, vice-presidente do banco de uma pequena cidade, lê em um jornal que o noivo de sua filha Marjorie, Bill Sherman, foi dispensado do serviço militar com honras. Embora ele e toda a cidade esperem que Bill se case com Marjorie o mais rapidamente possível, os sentimentos do jovem mudaram durante a guerra, e agora ele acredita que precisa, antes, trabalhar para oferecer à Marjorie uma certa estabilidade financeira.

Como Agarrar um Milionário (How to Marry a Millionaire)
Em Nova York, Schatze Page (Lauren Bacall), Pola Debevoise (Marilyn Monroe) e Loco Dempsey (Betty Grable), três modelos cansadas de namorados sem dinheiro, alugam em Manhattan um elegante apartamento com o objetivo de arrumarem maridos ricos. Mas a situação se complica quando o dinheiro vai acabando e elas começam a se interessar por homens sem dinheiro.

A Incrível Suzana (The Major and the Minor)
Susan Applegate (Ginger Rogers) é uma garota que trabalha em Nova York. Ela precisa ir para sua casa, em Iowa, mas está sem dinheiro. Ela finge que é uma criança para pagar meia passagem de trem. No caminho, enquanto foge do cobrador, ela entra na cabine do major de exército Philip Kirby (Ray Milland).

A Flor do Pântano (Tammy and the Bachelor)
Quando o avião de Pete (Leslie Nielsen) cai no pântano, ele é salvo pela jovem Tammy (Debbie Reynolds), uma garota do interior que vive com seu avô. Recuperado, Pete retorna para sua casa e para sua noiva. Mas o avô de Tammy vai para a cadeia e ele envia a neta para ficar com Pete. Sua culinária e personalidade alegre transformam a família de Pete e ele próprio.

Ao Compasso do Amor (You'll Never Get Rich)
Robert Curtis (Fred Astaire) é um dançarino que é convocado para lutar por seu país na Segunda Guerra, em meio aos preparativos para um grande show. Com o tempo que resta, ele tenta finalizar o espetáculo e conquistar Sheila Winthrop (Rita Hayworth), sua bela parceira.

Os Sinos de Santa Maria (The Bells of Saint. Mary's)
Designado como pároco em uma escola católica no centro da cidade, o Padre Chuck O'Malley (Bing Crosby) precisa trabalhar com a dedicada, mas teimosa, diretora, a Irmã Mary Benedict (Ingrid Bergman). Apesar dos desentendimentos entre os dois e do padre achar que a escola deve ser fechada para os alunos irem a um instituto mais moderno, ambos trabalham juntos na tentativa de salvar a escola com a ajuda de um homem de negócios que comprou o edifício em frente ao colégio.

Um Dia em N.Y. (On the Town)
Os marinheiros Gabey (Gene Kelly), Chip (Frank Sinatra) e Ozzie (Jules Munshin) têm um dia de folga em Nova York. Chip quer conhecer a cidade, Ozzie deseja muitas aventuras e Gabey espera encontrar a mulher da sua vida.

Confidências à Meia-Noite (Pillow Talk)
Jan Morrow (Doris Day), uma decoradora, e Brad Allen (Rock Hudson), um compositor, são obrigados a compartilhar uma linha telefônica. Jan fica bastante irritada com o tempo com que Brad gasta conversando com namoradas, mas sem saber começa a sair com ele, que planeja conquistá-la fingindo ser outra pessoa.

Cinderela em Paris (Funny Face)
Um famoso fotógrafo de modas, Dick Avery (Fred Astaire), trabalha para a Quality Magazine, uma conceituada revista feminina. Dick cumpre as determinações da editora da revista, Maggie Prescott (Kay Thompson), que não está satisfeita com os últimos resultados e tenta encontrar um "novo rosto". Dick o acha em Jo Stockton (Audrey Hepburn), uma balconista de uma livraria no Greenwich Village onde um ensaio fotográfico ocorrera recentemente. Após certa resistência, Maggie aceita Jo como a modelo que irá à Paris para fotografar e ser o símbolo da Quality. Jo só concorda pois lá poderá conhecer Emile Flostre (Michel Auclair), um intelectual cujas ideias ela idolatra. Entretanto, ao chegarem em Paris as coisas não correm como o planejado.

Irene, a Teimosa (My Man Godfrey)
Godfrey (William Powell) se faz passar por um mendigo para poder se casar com a socialite dos seus sonhos. Quando um grupo de ricaços o encontram e o convidam para ser mordomo da família, ele está pobre e vivendo debaixo de uma ponte. Quando ele vai morar na mansão, Godfrey acaba descobrindo que muitos membros da família são pessoas complicadas ou loucas, e encanta a bela Irene (Carole Lombard). Em pouco tempo ele conquista a confiança de muitos, e passa a assumir o total controle da casa.

Cupido é Moleque Teimoso (The Awful Truth)
O casal Lucy (Irene Dunne) e Jerry (Cary Grant) levava uma vida feliz em Nova York, até que ambos começam a duvidar da fidelidade do parceiro. Isto ocorre por Jerry ter contado para a esposa que fez uma viagem até a Flórida, quando estava jogando pôquer com amigos. Então para disfarçar se bronzeou artificialmente, sem saber que na Flórida havia chovido sem parar. Quando retorna para casa ele descobre que Lucy está ausente e então ela aparece com seu professor de canto, Armand Duvalle (Alexander D'Arcy). Assim cada um achou que o outro estava sendo infiel e, após várias acusações, decidem se divorciar. Entretanto eles vão ficar numa espécie de "limbo", pois só em 90 dias o divórcio será homologado. Neste período eles passam boa parte do tempo criando pretextos para se encontrar, além de cada um fazer o possível para prejudicar os planos do outro em relação a novos pretendentes.

Casa, Comida e Carinho (Summer Stock)
Uma família simples do interior, aceita que uma companhia da Broadway, dirigida por Joe Ross (Gene Kelly), monte seu novo espetáculo em sua fazenda. O evento acaba transformando a proprietária Jane Falbury (Judy Garland) em estrela do show.

Bell, Book and Candle (Sortilégio de Amor)
Em Nova York, a dona de uma loja de objetos de arte Gillian Holroyd (Kim Novak) é uma bela bruxa, que mora com um gato siamês, Pyewacket, que indiretamente a ajuda em seus feitiços. É com o auxílio do gato que ela lança um encanto sobre um vizinho, Shepherd Henderson (James Stewart), um editor que passa a amá-la tanto que rompe o noivado com Merle Kittridge (Janice Rule), que por sua vez é rival de Gillian desde quando ambas estavam no colégio. Entretanto Gillian perderá seus poderes se corresponder a este amor.

***

6 comentários:

  1. Amei a postagem!! Alguns eu já assisti e concordo plenamente com o sentimento que despertam. Agora estou ansiosa para ver os outros da lista!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!! Filmes incríveis, incluindo o meu clássico das festas - "Pillow Talk ".

    ResponderExcluir
  3. Adorei a lista! Vi a maioria e, concordo, são muito alto-astral!

    ResponderExcluir
  4. Realmente em tempos difícies só uma bela lista de filmes para acalmar o coração. Parabéns pelo blog e pelo capricho.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!!!

Tecnologia do Blogger.