DICIONÁRIO RETRÔ - SHIRLEY TEMPLE

Quando falamos de criança prodígio, para quem entende de Cinema Clássico, um dos primeiros nomes a serem citados é sempre de Shirley Temple, com sua fofura, espontaneidade e carisma. Foi uma das poucas crianças a conquistarem Hollywood e ter milhares de fãs, chegando a salvar a Fox da falência. Shirley Temple Black, nasceu em 23 de abril de 1928, começou a ter aulas de dança aos três anos e foi contratada para participar de uma série de curtas chamados "Baby Burlesks".
Shirley foi campeã de bilheteria entre os anos 1935 e 1938, chegando a ganhar uma mini estatueta simbólica, por sua contribuição ao cinema em 1935. Foi salvadora da Fox na época da Grande Depressão, foi também a criança mais fotografada do mundo, e estrelou mais de 40 filmes e 50 produções para a televisão. Em 1938 entregou a Walt Disney um Oscar especial e sete mini-estatuetas, representando Branca de Neve e os Sete Anões. Chegou a ser escalada para interpretar o papel de Dorothy no filme "O Mágico de Oz" (The Wizard of Oz), mas a Fox negou-se a emprestá-la e o papel acabou ficando com Judy Garland. Com o sucesso do filme a Fox em resposta produziu "O Pássaro Azul" (The Blue Bird) que foi um fiasco de bilheteria.
O penteado de Shirley, tinha exatamente 52 cachos e era inspirado na estrela do cinema mudo Mary Pickford. Durante seu ápice nas telas, surgiram boatos de Shirley era na verdade uma atriz anã de 30 anos. Depois de adulta porém, não obteve o mesmo sucesso e aposentou-se do cinema em 1949. No final dos anos 60, foi delegada junto à ONU, sendo nomeada embaixadora duas vezes. Foi chefe de protocolo para o presidente Gerald R. Ford e membro da delegação americana que tratava dos problemas dos refugiados africanos em 1981. De 1989 a 1992 foi embaixadora no Gana nomeada por George W. Bush. Chegou a produzir duas obras autobiográficas sobre sua infância: "My Young Life" em 1945 e "Child Star" em 1988. Shirley faleceu no dia 10 de fevereiro de 2014 aos 85 de causas naturais.

Nesse mês a Obras-Primas do Cinema, lançou um dos maiores sucessos de Shirley Temple: "A Queridinha do Vovô", clique na capa do filme para saber mais informações ou para comprar:


***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem