CINEMATECA - COVER GIRL

"Cover Girl" conta a história de Rusty Parker (Rita Hayworth) que tem uma vida simples, trabalhando no nightclub de seu namorado Danny (Gene Kelly). Ambos são amigos de Genius (Phil Silvers). Os três seguem um ritual nas noites de sexta-feira: eles comem ostras em um restaurante em busca de uma pérola. A sorte de Rusty muda, quando ela participa e vence um concurso para ser a capa da revista Vanity. Ela é convidada a trabalhar em um grande teatro da Broadway, cujo proprietário a pede em casamento. Alcançando o sucesso ela perde a felicidade e começa a beber, sentindo falta de sua antiga e modesta vida.
Este seria o segundo de quatro filmes em que o diretor Charles Vidor e Rita Hayworth trabalhariam juntos. Os demais foram "O Protegido de Papai" (1940), Gilda (1946) e "Os Amores de Carmen (1948)". Gene Kelly não foi a primeira opção para o papel de Danny McGuire. A Columbia pretendia utilizar o astro da Warner Dennis Morgan, porém Gene acabou sendo emprestado pela MGM. A princípio o chefe da Columbia, Harry Cohn, conhecido pelo seu gênio forte e difícil e pela obsessão e perseguição por Rita Hayworth, foi contrário a ter Gene no elenco do filme.
Passada a tensão, a Columbia deu a Gene, quase que o completo controle do filme e muitas das suas ideias contribuíram para o sucesso da produção. Um dos ápices do filme é quando Gene dança com um reflexo seu pelas ruas. Uma sequência difícil e genial diga-se de passagem. Ele utilizou um truque cinematográfico para que aparentasse dançar com seu reflexo no espelho. Usou sobreposição, para dar ao seu "reflexo" uma transparência fantasmagórica. Esse número foi concebido em conjunto com Stanley Donen, que o dirigiria anos mais tarde em "Cantando na Chuva" (Singin' in the Rain) filme que seria considerado o seu maior sucesso.
Gene ainda removeu muitas das paredes acústicas do palco, para que pudesse juntamente com Hayworth e Silvers, dançar ao longo da rua em uma única tomada. Esse foi o quarto filme musical de Rita Hayworth, sendo que em dois deles ela teve como parceiro Fred Astaire que a considerava a sua melhor parceira, por ser sempre modesta e disciplinada. No filme as músicas em que Hayworth aparece cantando, são na verdade dubladas por Martha Mears. Cover Girl foi o primeiro filme musical da Columbia em Technicolor e foi um grande sucesso, firmando os nomes de Rita Hayworth e Gene Kelly. O filme chegou aos cinemas em 20 de março de 1944. Após esse êxito a MGM valorizou mais o passe de Gene Kelly e lhe deu total liberdade de criar seus próprios números de dança. Seu próximo filme seria "Marujos do Amor" (Anchors Aweigh) com Frank Sinatra e Kathryn Grayson. Outro grande sucesso.
Rita Hayworth se eternizaria no cinema dois anos depois em "Gilda". Novamente sob direção de Charles Vidor, dando vida à uma femme fatale e protagonizando uma cena épica de strip-tease.
Anos mais tarde querendo repetir a parceria de sucesso, a Columbia comprou os direitos de "Pal Joey" (Meus Dois Carinhos) e tentou negociar o empréstimo de Gene com a MGM, que recusou cedê-lo. O filme acabou sendo realizado com Frank Sinatra, Rita Hayworth e Kim Novak.

Lançado pela Obras-Primas do Cinema. Clique na capa para maiores informações ou para comprá-lo:

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem