DICIONÁRIO RETRÔ - PRINCE

Hoje vamos falar um pouco sobre Prince Rogers Nelson, ou simplesmente: Prince, um dos maiores e mais importantes cantores dos anos 80, um dos responsáveis pela revolução musical ocorrida nessa década.Prince nasceu em 7 de junho de 1958. seu pai tocava em um trio de jazz, chamado Prince Rogers Trio, de onde surgiu seu nome. Seus pais se separaram e Prince acabou morando com seu pai, que o fez se interessar por música, comprando sua primeira guitarra. Nesse mesmo tempo, Prince montaria uma banda chamada Grand Central, encarregando-se da parte instrumental da banda. Suas influências eram James Brown, Jimi Hendrix, Earth, Wind & Fire entre outros cantores e grupos. Com o tempo Prince tornou-se o principal membro do grupo, além de ser também o vocalista. Em 1976, começou a trabalhar como aprendiz em um estúdio ao qual Chris Moon era dono. Foi apresentado a Owen Husney, que percebeu o talento e potencial de Prince e que junto a Pepe Willie, passam a investir em sua carreira. O primeiro álbum de Prince sai em 1978, com o título de "For You", com todas as músicas de sua autoria, exceto "Soft and Wet". O álbum teve uma vendagem modesta.
Prince chamava atenção com seu visual, composto por roupas coloridas e botas de salto alto. Na década de 80 formou uma nova banda: The Revolution. Foi nessa época que Prince começaria a atingir o ápice de sua carreira com o lançamento de "1999", que vendeu mais de 10 milhões de cópias. Em 1984 lança o álbum "Purple Rain", junto com um filme de mesmo nome. O disco vendeu mais de 20 milhões de cópias, ficando mais de 24 semanas nas paradas de sucesso, enquanto o filme arrecadou ao todo 80 milhões de dólares. Prince ainda ganharia um prêmio da Academia de melhor canção por "Purple Rain", além de Melhor Trilha Sonora. O álbum ainda entrou para a lista de 500 melhores álbuns de todos os tempos, feita pela revista Rolling Stone.
No ano seguinte, lançaria "Around the World in a Day", atingindo a terceira colocação das paradas americanas. Em 1986 tenta emplacar nos cinemas novamente com o filme "Under the Cherry Moon", mas o filme acaba fracassando e ganhando um "Framboesa de Ouro", porém a música "Kiss" que fazia parte da trilha sonora do filme, torna-se a número 1 das paradas de sucesso. Além de cantor, músico e compositor, Prince era também dançarino. É considerado um dos maiores ícones pop de todos os tempos. Ao todo chegou a vender mais de 100 milhões de cópias de álbuns e 60 milhões de singles. Era um dos poucos artistas que conseguia misturar gêneros musicais indo do Funk, R&B até chegar ao Rock.
***

1 Comentários

Obrigado por comentar!!!

  1. Adorei a matéria, confesso que do Prince só conhecia a canção Purple Rain e filme do mesmo nome. Mas uma de suas músicas também aparece no filme Uma Linda Mulher.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem