CINEMATECA - DIRTY DANCING

Atire a primeira pedra, quem nunca tentou dançar igual a Patrick Swayze e Jennifer Grey nos momentos finais de "Dirty Dancing", pois bem ninguém vai atirar, pois todo mundo já tentou, nem que seja em sonho repetir a performance da dupla e como prêmio de consolação, trago hoje um pouco de informações sobre esse filme que é um clássico da Sessão da Tarde, na época em que ela exibia filmes bons e não se limitava a filmes recentes e de animais falantes.
Dirty Dancing foi lançado em 21 de agosto de 1987 e foi dirigido por Emile Ardolino e conta com os talentos de Kenny Ortega para as coreografias de dança.
O filme conta a história de Frances Houseman, (Jennifer Grey) mais conhecida como "Baby" que está passando férias com a família em uma colônia de férias, um dia ela acaba descobrindo onde os funcionários do hotel se encontram para dançar e se divertirem, ao se misturar nesse ambiente, acaba conhecendo Johnny Castle (Patrick Swayze), instrutor de dança e dançarino do hotel e acaba se apaixonando por ele, porém quando Penny (Cynthia Rhodes) a parceira de dança de Johnny fica grávida, Baby arrisca dançar em seu lugar.
O diretor Emile Ardolino chamou Patrick Swayze para o filme, pelo fato dele ter sido bailarino da Companhia de Dança de Los Angeles e por também saber atuar, acabou surpreendendo ao compor e cantar a música "She's Like The Wind", para a trilha sonora, junto com Wendy Fraser.
Patrick havia anteriormente alcançado êxito ao participar dos filmes "The Outsiders"  e "Steel Dawn", após Dirty Dancing, Patrick atuaria em "Ghost" e "Point Break" considerados os melhores filmes em sua filmografia.
Jennifer Grey foi escolhida para o papel de Baby, por causa do seu desempenho em "Curtindo a vida Adoidado" (Ferris Bueller's Day Off) no ano anterior, interpretando a irmã do protagonista.
Cynthia Rhodes que interpretou Penny além de atriz, dançarina, era também cantora, ela atuou em "Flashdance"  e na desastrosa continuação de "Os Embalos de Sábado a Noite" (Saturday Night Fever) chamada "Os Embalos de Sábado Continuam" (Staying Alive) em 1983, chegando a gravar duas músicas para esse filme, sendo "Finding Out The Hard Way" a mais famosa delas, casou-se com Richard Marx em 1989 e abandonou a carreira para cuidar da família, se separaram em 2014.
Antes de Patrick Swayze ser escolhido para o papel, foram considerados Val Kilmer e Billy Zane, porém o primeiro declinou do convite e o segundo foi dispensado, por não ser tão bom dançarino.
O orçamento do filme foi de apenas seis milhões de dólares e arrecadou mais de 200 milhões mundialmente, em 2004 foi feito o filme "Dirty Dancing - Havana Nights" que não conseguiu alcançar a repercussão do primeiro.

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem