CINEMATECA - PROFISSÃO: LADRÃO (THIEF)

Hoje trazemos um clássico Neo-Noir dos anos 80 aqui no blog: Profissão: Ladrão (Thief). Para quem não sabe, um filme Neo-Noir utiliza todas as características do gênero Noir, mas com temas atualizados, além de estilos e elementos visuais inexistentes nos filmes Noir das décadas de 40 e 50.
O filme foi adaptado do romance "The Home Invaders" escrito por Frank Hohimer em 1975, um ladrão profissional, que estava na prisão enquanto o filme era produzido. O filme marca a estreia de Michael Mann como diretor. Além de dirigir, Mann foi responsável pela adaptação do livro para as telas, além de ser o produtor.

Frank (James Caan) é um perito arrombador profissional, especializado em roubos de diamantes. Depois de ter passado alguns anos na prisão, ele decide mudar de vida e sonha em construir uma família, porém ele decide realizar esse sonho somente depois de realizar um grande e audacioso roubo. Frank acaba fazendo um pacto com um poderoso gângster e concorda em participar de um grande golpe, porém ele acaba se envolvendo em uma grande trama, arriscando a sua vida. Durante anos, James Caan considerou uma cena em que executa um monólogo em uma lanchonete, sua cena favorita de toda sua carreira. Ele inclusive chegou a ferir-se durante as gravações do filme.
As ferramentas utilizadas para os roubos durante o filme, eram objetos reais. As ferramentas foram fornecidas por ladrões profissionais, que serviram como consultores do filme. Um cofre utilizado durante as gravações chegou a custar 10 mil dólares. O filme estreou durante o 34º Festival de Cannes e chegou aos cinemas americanos em 27 de março de 1981. Seu lucro de bilheteria foram modestos 4,3 milhões. Mesmo não sendo um grande sucesso na época, o filme tornou-se um cartão de visita de Mann, que desse filme em diante produziria grandes pérolas como "Manhunter" e "Heat, além do clássico "O Último dos Moicanos" (The Last of the Mohicans).
"Profissão: Ladrão" é um dos lançamentos desse mês da  Obras Primas do Cinema.
Clique na capa do produto e saiba mais informações e compre hoje mesmo:


***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem