MUSAS DA ESCURIDÃO E SUAS INTÉRPRETES

 Hoje vou falar um pouco de seis musas das trevas (e suas intérpretes) que são reverenciadas por várias gerações.

Elvira
Elvira é mais famosa entre nós brasileiros, pelo clássico da Sessão da Tarde "Elvira, a Rainha das Trevas" (Elvira Mistress of the Dark). Filme que a própria Cassandra Peterson, ajudou a escrever. A personagem surgiu após Maila Nurmi ter desistido de ser hostess de um evento em Los Angeles, então os organizadores decidiram fazer um teste com várias candidatas, para escolherem uma substituta. Peterson que estava entre elas, foi a escolhida. Peterson teve também, total liberdade para criar o figurino da personagem. O cabelo foi inspirado na personagem de Sharon Tate em "Dança dos Vampiros" (The Fearless Vampires Killers), enquanto o vestido preto, se assemelha um pouco ao de Vampira e Mortícia Addams. Graças ao filme de 1988, tanto Cassandra, quanto Elvira tornaram-se figuras registradas em eventos de Halloween, além de inspirações para fantasias.

Lily Munster
Yvonne De Carlo, tinha uma carreira bastante sólida no cinema, participando de bastante clássicos como "Os Dez Mandamentos" (The Ten Commandments), "McLintock!", entre outros. Quando sua carreira cinematográfica começou a declinar, surgiu o convite inusitado de viver uma matriarca de uma família de monstros. Convite que Yvonne aceitou sabiamente e que se tornou um dos seus papéis mais lembrados até hoje. A caracterização da personagem levava mais de duas horas para ser concluída. A peruca de Yvonne usou durante a produção do seriado, era feita de cabelos humanos. A série "Os Monstros" (The Munsters) foi produzida entre 1964 e 1966. Teve duas temporadas, além de um filme.

A Noiva de Frankenstein
Bom, antes de falarmos da Noiva é bom esclarecer uma coisa importante e que sempre gera confusão: Frankenstein é o cientista louco e não o monstro. Pronto agora podemos começar. O filme de 1935 é uma continuação do grande clássico de 1931 "Frankenstein", baseado no livro clássico de Mary Shelley. Para o papel da noiva, foi escalada Elsa Lanchester, que na época já tinha uma carreira quase consolidada e era casada com Charles Laughton. O papel da noiva, foi uma grande reviravolta em sua carreira, ganhando papéis com mais destaque, mesmo a maioria como coadjuvante. Inicialmente supunha-se que a noiva da criatura e a noiva do doutor seriam a mesma personagem, por causa do título do filme. Inclusive nos créditos, ao lado do nome da Noiva de Frankenstein consta pontos de interrogação, o que gerava grande curiosidade para o público que via o filme pela primeira vez.

Vampira
A personagem surgiu por acaso: Maila foi notada em um baile de fantasia, por um produtor televisivo, que achou interessante a fantasia que usava. Foi convidada para fazer um teste. Passando pelo teste, ficou durante um ano apresentando uma série chamada "The Vampira Show". Após o cancelamento da série, Maila conseguiu adquirir os direitos da personagem e tornou-se musa de Ed Wood, no filme "Plano 9 do Espaço Sideral" (Plan 9 From Outer Space). Chegou a trabalhar como hostess em um evento em Los Angeles, mas acabou desistindo e foi substituída por Cassandra Peterson, que criou a personagem Elvira, que possuía algumas semelhanças com a Vampira. Fato que levou Maila a processar Peterson, porém Maila acabou perdendo a causa, já que sua personagem era também semelhante à Morticia Addams.

Morticia Addams (Série Televisiva)
Carolyn Jones foi outra atriz que mesmo tendo uma carreira bastante consolidada no cinema, é mais lembrada por uma personagem de um seriado televisivo. Para quem não sabe, A Família Addams originalmente era uma série de cartoons feita por Charles Addams e era uma sátira à família tradicional americana. Mesmo sendo uma sátira ácida e sarcástica, os personagens ganharam vida na série produzida entre 1964 e 1966 em duas temporadas, rivalizando com a série "The Munsters". Além de Morticia, Carolyn Jones interpretava também a prima da personagem chamada Ophelia e durante a produção da série, recebeu uma indicação ao Globo de Ouro.

Morticia Addams (Filmes)
Antes de ser uma consagrada atriz, Anjelica Huston que também é filha do famoso e grande diretor John Huston, teve uma próspera carreira como modelo, durante os anos 70 e boa parte dos anos 80.
Antes de encarnar Morticia Addams, Anjelica interpretou uma bruxa no clássico "Convenção das Bruxas" (The Witches) de 1990, fator que talvez tenha contribuído em sua escalação para o papel da matriarca da Família Addams no ano seguinte. O filme fez um considerável sucesso, garantindo uma sequência em 1993.

***

3 Comentários

Obrigado por comentar!!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem