CINEMATECA - THE GOONIES

"Os Goonies" é um filme de 1985, produzido por Steven Spielberg, que também o escreveu em parceria com Chris Columbus. Foi dirigido por Richard Donner. Sendo lançado no dia 7 de junho de 1985 com um custo de 19 milhões de dólares e um total de 61 milhões de bilheteria. Um grande sucesso na época. O filme conta a história de uma turma de crianças que encontram um mapa do tesouro no sótão da casa de um deles. Com isso partem em busca do tesouro do pirata Willy Caolho, além de se depararem com uma família de bandidos italianos, os Fratelli. Mas contam também com a ajuda do valente Sloth.
O sucesso do filme rendeu três jogos: o primeiro foi lançado para MSX e NES, com o nome de "The Goonies". A sequência "The Goonies 2", não possuía nenhuma ligação com o filme, mas obteve grande sucesso e o último jogo foi feito para o Commodore 64, Atari e Apple 2, com algumas referências ao filme.
Sloth, que acaba ajudando os Goonies, foi interpretado por John Matuszak, um ex jogador de futebol americano. A maquiagem demorava cerca de 5 horas para ficar pronta. Um dos olhos era operado por controle remoto. Matuszak era considerado símbolo sexual na época. Chegou a posar nu para a revista Playgirl. Acabou falecendo em 1989 de insuficiência cardíaca.
Em 2010, o prefeito de Astoria (EUA) onde o filme foi gravado, anunciou oficialmente o dia 7 de junho (dia da estréia do filme nos cinemas em 1985) como o "Dia dos Goonies". Inferno, o navio de Willy Caolho, foi inspirado na embarcação do filme "O Gavião do Mar" de 1940. O navio utilizado era em tamanho real e levou dois meses e meio para ser construído. O elenco foi proibido de ver o navio antes das filmagens. A intenção era de filmar uma genuína e autêntica reação da parte do elenco.
A música tema do filme foi interpretada por Cyndi Lauper, que acompanhou o processo de criação da letra e do clipe, que inclusive aparece durante o filme, porém quando a cena em que os personagens aparecem assistindo o filme foi gravada, o clipe não havia sido concluído ainda. O clipe foi inserido por efeitos posteriormente.

Processo de maquiagem do personagem Sloth
***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem