CINEMATECA - O CONDE DE MONTE CRISTO (THE COUNT OF MONTE CRISTO) (1975)

"O Conde de Monte Cristo" (The Count of Monte Cristo) é um romance francês escrito por Alexandre Dumas (pai de Alexandre Dumas Filho, que escreveu o clássico "A Dama das Camélias), com a colaboração de Auguste Maquet. Sendo concluído em 1884. Inicialmente foi publicado como folhetim entre 1844 e 1846, o livro conta a história de um marinheiro que foi preso injustamente. Na prisão conhece um clérigo de quem fica amigo. Após a morte do clérigo, ele consegue escapar da prisão e toma posse de um tesouro. Tornando-se rico, ele decide se vingar de todos que o arruinaram.
Esse romance é considerado ao lado de "Os Três Mosqueteiros", uma das obras mais populares de Dumas, sendo até hoje um dos livros mais vendidos no mundo. O romance surgiu, quando Dumas em viagem com o sobrinho de Napoleão para a ilha de Monte Cristo, disse que usaria a ilha como cenário de seu próximo romance.
O romance foi adaptado para o teatro, cinema e televisão diversas vezes. Só para o cinema foram realizadas ao todo dez versões e abaixo falaremos especificamente da versão de 1975.
Em 1975, foi produzido para a televisão uma versão do romance, transmitida pela emissora NBC. Essa versão foi produzida pela ITC Entretenimento, com direção de David Greene, com Richard Chamberlain como Edmond Dantes, Tony Curtis como como Ferdinand e Louis Jourdan como De Villefort. A ITC já havia produzido uma série com 39 episódios baseado na historia em 1956. 
Edmond (Chamberlain) é um marinheiro em Marselha que, apesar de não possuir riquezas e nem conhecimento, leva uma vida feliz ao lado de sua noiva Mercedez (Kate Nelligan), seu melhor amigo Mondego (Curtis) e seu pai (Ralph Michael).
Após salvar a vida de seu capitão, Edmond consegue ajuda médica de um líder de guerra francês, que pede em troca, que uma carta seja entregue a um amigo em Marselha. As autoridades descobrem a existência dessa carta e com suspeita de traição e conspiração, prendem Edmond, que é condenado a prisão perpétua em Chateau D'Lf. Na prisão, Edmond adquire conhecimento com um clérigo e planeja  sua vingança contra todos que o traíram. Ao conseguir fugir da prisão, Edmond toma posse de um tesouro e se torna um dos homens mais ricos já conhecidos e começa a por em prática o seu audacioso plano de vingança, sob a alcunha de Conde de Monte Cristo. Richard Chamberlain, além de ter sua atuação bastante elogiada pela crítica, foi indicado a um Emmy na categoria Melhor Ator e Trevor Howard no papel de Abbé Faria, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.

"O Conde de Monte Cristo" foi lançado em dvd pela Classicline,
 Adquira hoje mesmo:


***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem