CINEMATECA - O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO (THE MAN IN THE IRON MASK) (1977)

"O Homem da Máscara de Ferro" (The Man in the Iron Mask), é uma trama extraída do livro "O Visconde de Bragelonne", escrito por Alexandre Dumas Pai, sendo a terceira e última história da saga de D'Artagnan e dos Três Mosqueteiros: Athos, Porthos e Aramis. Essa parte da trilogia foi escrita entre 1847 e 1850, com a colaboração de Auguste Maquet, que também colaborou em "O Conde de Monte Cristo". Foi publicado como folhetim no jornal "Le Siècle", tendo a publicação interrompida diversas vezes, devido às revoluções de 1848 e a candidatura de Dumas às eleições legislativas. O Homem da Máscara de Ferro, era como se chamava um prisioneiro não identificado, preso sob o nome de Eustache Dauger, em 1669 ou 1670, sendo mantido em diversas prisões por 34 anos. Sua identidade é até hoje questionada, pois seu rosto era ocultado por uma máscara de veludo preto.
Na segunda edição de "Questions sur l"Encyclopédie, de 1771, o escritor e filósofo Voltaire, escreveu que o prisioneiro usava uma máscara de ferro e que era o irmão bastardo de Luís XIV. Tal acontecimento serviu como base para Alexandre Dumas usar como inspiração para escrever o último capítulo da saga dos Três Mosqueteiros, propagando o mito criado por Voltaire. A história recebeu diversas adaptações cinematográficas e televisivas. Uma que merece destaque é a versão televisiva de 1977 produzida pela ITC e transmitida pela NBC, com Richard Chamberlain no papel dos gêmeos Louis, o rei e Phillipe, dado como morto, mas  condenado a viver como prisioneiro sob uma máscara de ferro, para que ninguém saiba sua real identidade.
Quando a farsa é descoberta, os mosqueteiros liderados por D'Artgnan (Louis Jordan) e o ministro Colbert (Ralph Richardson), tentarão derrubar o tirânico Louis do poder, substituindo-o por seu irmão gêmeo e restaurando a paz e justiça no reino. O filme foi dirigido por Mike Newell conhecido por ter dirigido "Quatro Casamentos e um Funeral" (Four Weddings and a Funeral), "Donnie Brasco", "O Sorriso de Mona Lisa" (Mona Lisa Smile) entre outros filmes. Mesmo sendo um filme para a TV, que geralmente tem um orçamento baixo, teve cenas gravadas no Château de Fontainebleau, entre outras locações reais na França.


"O Homem da Máscara de Ferro" foi lançado em dvd pela Classicline.  Adquira hoje mesmo:



***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem