CINEMATECA - SER OU NÃO SER (TO BE OR NOT TO BE) (1942)

"Ser ou Não Ser" (To Be or Not To Be) é uma comédia dirigida por Ernst Lubitsch, lançada em 1942. Também é conhecido por ser o último filme de Carole Lombard, que morreu após sofrer um acidente aéreo, pouco depois de finalizar sua participação no filme. O título do filme é uma alusão à uma frase utilizada por Shakespeare. O filme ocupa a 49ª posição, de uma lista que conta com 100 filmes considerados as melhores comédias americanas de todos os tempos.
Na Polônia, ocupada pelos nazistas na década de 40, vive Joseph (Jack Benny), um ator e diretor de uma companhia de teatro bastante vaidoso, que vive em conflito com sua esposa Maria (Carole Lombard), a atriz principal do grupo. Após diversas brigas eles chegam a conclusão de que precisam ajudar a resistência polonesa. Então eles acabam se envolvendo em espionagem e fingem junto com outros membros do grupo, fazerem parte da Gestapo. Só que Maria acaba sendo presa dentro da Gestapo, e então Joseph e o grupo terão que armar um plano para resgatá-la dos nazistas.
Desde o início da produção do filme, Lubitsch queria Jack Benny para o papel de Joseph, tanto que Jack aceitou imediatamente o papel, sem fazer qualquer tipo de exigência ou oposição. Para o papel de Maria, foi escalada primeiramente Miriam Hopkins, que já havia trabalhado com Libitsch anteriormente e era uma de suas atrizes favoritas, porém Miriam possuía um temperamento muito difícil e acabou não se dando bem, com Jack Benny e optou por abandonar a produção. Então Carole Lombard, ficou sabendo que Lubitsch procurava uma atriz para o papel e se ofereceu para a vaga.
Hoje em dia o filme é considerado uma das obras-primas de Lubitsch, porém na época ele não foi bem recebido, principalmente por satirizar o nazismo, além de ter entrado em cartaz meses após a morte de Carole Lombard e o ataque Pearl Harbor que abalou o mundo."Ser ou Não Ser" foi indicado para a categoria "Melhor Trilha Sonora' no Oscar. Em 1983 ganhou um remake dirigido por Alan Johnson, com Mel Brooks e Anne Bancroft, nos papéis principais. Em 1996 foi selecionado para preservação.

"Ser ou Não Ser" foi lançado pela Obras-Primas do Cinema e já se encontra disponível para compra, nas melhores lojas do ramo, clique na capa, para saber mais informações ou para adquirir a sua edição:


***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem