DICIONÁRIO RETRÔ - JOHN HURT

John Hurt nasceu em 22 de janeiro de 1940, em Chesterfield, Derbyshire. Filho de uma atriz amadora e engenheira e de um matemático que se tornou vigário, John teve uma educação bem rígida, chegou durante a infância, morar em frente a um cinema, mas ele era proibido de ver filmes lá. Também era privado da convivência com crianças locais, pois seus pais as consideravam "muito comuns". Aos oito anos, foi enviado para uma escola Anglicana, onde sua paixão por atuar começou. Seu primeiro papel em uma produção da escola, foi o de uma menina. Seus pais o desencorajavam, o sonho deles era que Hurt fosse um professor. Aos 17 anos, se matriculou na Grimsby Art School, onde estudou arte. Em 1959, ganhou uma bolsa de estudos que lhe permitiu estudar arte para adquirir um diploma de professor, na escola de Saint Martin of Art em Londres.
Seu primeiro papel de destaque no cinema foi no filme "O Homem que não vendeu sua Alma" (A Man for All Seasons" de 1966. Em 1971 ele interpretou Timothy Evans, que foi enforcado por crimes cometidos por seu senhorio John Christie em "O Estrangulador de Rillington Place" (10 Rillington Place), filme baseado em fatos reais. Sua atuação lhe rendeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Em 1978 ganhou um Globo de Ouro e um BAFTA, além de uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, por "O Expresso da Meia-Noite" (Midnight Express). Em 1980 seria dirigido por David Lynch em "O Homem Elefante" (The Elephant Man). Ganhando outro BAFTA. John Hurt participou de "1984", que foi produzido no mesmo ano, interpretando o protagonista Winston Smith, tanto a atuação de Hurt, quanto essa nova adaptação do livro, foram bem recebidas pelo público e pela crítica. Hurt  ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Valladolid.
Em 2001, ele participou do primeiro filme da saga de Harry Potter, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (Harry Potter and the Philosopher's Stone), reprisando o seu papel em "Harry Potter e o Cálice de Fogo" (Harry Potter and the Goblet of Fire) (tendo suas cenas cortadas na edição final) e nas duas partes de "Harry Potter e as Relíquias da Morte" (Harry Potter and the Deathly Hallows).
Com 60 anos de carreira, com cerca de 130 filmes para cinema. 50 filmes para televisão. Diversas peças teatrais. John Hurt faleceu em 28 de janeiro de 2017, aos 77 anos após uma luta de dois anos contra um câncer no pâncreas.
***

1 Comentários

Obrigado por comentar!!!

  1. Sempre lembro dele no filme Alien o 8º passageiro,aquela famosa cena do Alien saindo dele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem