CINEMATECA - O TEMPO NÃO APAGA (THE STRANGE LOVE OF MARTHA IVERS)

"O Tempo Não Apaga" (The Stange Love of Martha Ivers)  é um filme realizado no ano de 1946, do gênero Noir, dirigido por Lewis Milestone e estrelado por Barbara Stanwyck e Van Heflin. O roteiro de Robert Rossen, que foi baseado no conto "Love Lies Bleeding", do dramaturgo John Patrick, foi indicado ao Oscar de História Original. O filme conta a história da ambiciosa e manipuladora Martha Ivers (Stanwyck), casada por conveniência com um promotor de justiça, o problemático e alcoólatra Walter O'Neil (Kirk Douglas), cúmplice de um grande segredo seu: no passado Martha assassinara acidentalmente a tia (Judith Anderson) e colocou a culpa em um homem inocente, levando-o à forca.
A situação fica tensa com a chegada de Sam Masterson (Heflin): um amor do passado de Martha, ao qual Martha e Walter acreditam que saiba do fato ocorrido no passado e que sua volta à cidade seja motivada por chantagem aos dois. Martha então cria uma teia cheia de intrigas, paixões e mentiras, que resultará em um trágico desfecho. Este filme marcaria também a estreia de Kirk Douglas no cinema, graças à uma sugestão de Humphrey Bogart e Lauren Bacall ao produtor Hal B. Wallis, que buscava um novo talento. Em sua autobiografia, Kirk menciona que recebeu grande ajuda de Van Heflin durante a realização do filme. Esse é o segundo filme de Lizabeth Scott, cujo desempenho lhe abriu portas para novos filmes, noirs em sua maioria, se tornando uma das mais famosas femme fatales desse tipo de filme.
O filme conta também com uma pequena participação do futuro diretor e produtor Blake Edwards, que futuramente se casaria com Julie Andrews e realizaria filmes memoráveis como "Breakfast at Tiffany's", "Victor Victoria", "A Pantera Cor de Rosa" (The Pink Panther), entre outros. Em 1974, devido a uma falha de renovação dos direitos autorais, acabou caindo em domínio público, 28 anos após a realização.

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem