CINEMATECA - QUATRO DESTINOS (LITTLE WOMEN)

"Little Women" é um livro autobiográfico de Louisa May Alcott. Publicado em 1868, o livro conta a história de quatro irmãs durante os anos de 1861 e 1865, período da Guerra Civil Americana. Quando foi publicado, o livro alcançou um grande sucesso de público e crítica. Inclusive os leitores pediram uma continuação. Alcott escreveu uma sequência chamada "Good Wives", publicada em 1869. O título foi escolhido pelo editor. A sequência também atingiu um grande êxito e em 1880 os dois volumes foram publicados como um só sob o título "Little Women".
O livro foi adaptado para o cinema diversas vezes, o curioso é que muita gente conhece apenas as versões de 1933 dirigida por George Cukor, a de 1949 dirigida por Mervyn LeRoy  e a de 1994 de Gillian Armstrong. Além dessas, existem as adaptações silenciosas de 1917 e 1918 e uma adaptação de 1978. A adaptação de 1949 chamada aqui no Brasil de "Quatro Destinos", era para ter sido lançada em 1948, porém a estreia foi adiada para março de 1949, para que o filme fizesse parte das comemorações de aniversário dos 25 anos da MGM. Além de outra curiosidade: o sobrenome das personagens "March" significa "Março".
Durante a Guerra Civil Americana, as quatro irmãs March, Josephine "Jo" (June Allyson), Elizabeth "Beth" (Margaret O'Brien), Amy (Elizabeth Taylor) e Margaret "Meg" (Janet Leigh) passam por dificuldades financeiras ao lado da mãe (Mary Astor), enquanto o pai está no serviço militar. Das quatro Jo é a mais dinâmica e a que mais tem personalidade. Ela acaba fazendo amizade com o vizinho Laurie (Peter Lawford) neto de um homem rico. Laurie acaba se apaixonando por Jo, porém ela não planeja ter nenhum tipo de compromisso com o rapaz.
Essa adaptação diverge em alguns aspectos do livro. Como por exemplo Beth é mostrada no filme sendo mais nova que Amy, sendo que no livro ela é um ano mais velha. No começo do livro, quando as irmãs ganham um dólar cada, elas se reúnem e compram um presente para a mãe, no filme elas primeiro compram presentes para elas e depois os trocam por um presente para a mãe. A amizade de Jo e Laurie no livro é mais profunda, enquanto no filme a relação se mostra bastante superficial. O roteiro do filme, foi baseado na adaptação de 1933. O filme conta com as grandes promessas da MGM da época: June Allyson que brilhava nos musicais, Elizabeth Taylor que vinha de alguns filmes de relativo sucesso, Margaret O'Brien que começou sua carreira ainda criança no estúdio e Janet Leigh que teve aqui sua primeira grande oportunidade.
Inicialmente essa adaptação seria produzida por David O. Selznick em 1946, porém Selznick estava envolvido com a produção do filme "Duelo ao Sol" (Duel in the Sun) que contava com alguns atrasos. Jennifer Jones e Rhonda Fleming haviam sido escolhidas para os papéis de Jo e Meg respectivamente, mas como Jennifer Jones também estava presente em "Duelo ao Sol", sua participação foi descartada. Com esses problemas, o projeto foi arquivado. Na época das filmagens, June Allyson tinha entre 30 e 31 anos e estava grávida de seu primeiro filho, enquanto no livro Jo March tem apenas 15 anos. Mary Astor que interpreta a mãe das quatro irmãs, era apenas 11 anos mais velha que June. Mais tarde June Allyson chegaria a dizer que este filme estava entre os seus filmes favoritos.
Elizabeth Taylor quebrou a perna durante as gravações e ficou afastada por algumas semanas, interrompendo também a produção do filme. Elizabeth chegou a visitar o set com a perna engessada e pediu para que os colegas de elenco assinassem o gesso. Para as cenas externas, foi usado gelo no chão, para simular neve, essa ideia partiu de Mervyn, para dar um tom realista para, que os atores passassem a impressão de que estavam realmente sentindo frio e para a neve que caía, foram usados flocos de milho. "Quatro Destinos" venceu o Oscar na categoria Melhor Direção de Arte (assinada por Cedric Gibbons, Paul Groesse, Edwin B. Willis e Jack D. Moore), além de receber uma indicação na categoria Melhor Fotografia.

"Quatro Destinos" foi lançado pela Classicline, clique na capa, para maiores informações ou para comprar:


***

1 Comentários

Obrigado por comentar!!!

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem