CINEMATECA - 12 HOMENS E UMA SENTENÇA (12 ANGRY MEN) (1997)

Em 1957 chegou aos cinemas "12 Homens e Uma Sentença" (12 Angry Men), filme dirigido por Sidney Lumet, com Henry Fonda no papel principal. O filme fez grande sucesso, sendo indicado ao Oscar e levando um BAFTA na categoria de Melhor Ator para Henry Fonda.
Exatos 40 anos depois em 1997, foi produzida uma versão televisiva do clássico. A versão foi produzida pela MGM e foi exibida em um canal a cabo. Com direção de William Friedkin, o roteiro original de Reginald Rose, foi atualizado por ele mesmo. Em entrevistas, ele chegou a dizer que havia pensado colocar mulheres desta vez, porém se fizesse isso, teria que mudar o título do filme e que talvez essa mudança não surtisse o impacto que era previsto.
Nessa nova adaptação, a cadeira elétrica é trocada pela injeção letal, já que a cadeira elétrica estava em desuso. Outras mudanças notáveis, foram a escalação de atores negros e atores de nacionalidades diversas, para compor o júri, algo que não ocorreu na versão original, composta praticamente por atores brancos, além de trazer uma mulher como juíza e um promotor negro.
A trama do filme continua sendo a mesma do original: um jovem é acusado de cometer um crime. Para julgá-lo são convocados 12 jurados, sendo que 11 acreditam que ele é culpado e um acredita que a decisão dos outros seja precipitada. Com isso ele decide confrontar os outros, fazendo com que todos revejam os fatos e circunstâncias do crime, para que possam então chegar à uma conclusão. Dos 12 jurados, apenas dois são identificados pelo nome, o restante, exceto um, são identificados por suas profissões.

"12 Homens e Uma Sentença" foi lançado pela Obras-Primas do Cinema e já se encontra disponível para compra, nas melhores lojas do ramo, clique na capa, para saber mais informações ou para adquirir a sua edição:


***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem