12 FILMES COM KATHARINE HEPBURN

Quem dá o ar da graça em nossa sessão de listas é a gloriosa Katharine Hepburn. De sua imensa filmografia, selecionei 12 clássicos. Confira:

Longa Jornada Noite Adentro (Long Day's Journey Into Night)
Nova Inglaterra, 1912, na casa de verão dos Tyrone. O patriarca da família, James Tyrone (Ralph Richardson), é um homem idoso que há muito tempo abandonou as aspirações de ser um grande ator, escolhendo viajar todos os anos apresentando a mesma peça. Sua esposa, Mary (Katharine Hepburn), se tornou viciada em morfina, com pouco ou nenhum contato com a realidade desde o nascimento do filho mais novo. O casal tem dois filhos: o mais velho, Jamie (Jason Robards), é um ator fracassado que foi "forçado" a seguir os passos do pai e assim se tornou um alcoólatra. Jamie tem inveja do talento do irmão mais novo, Edmund (Dean Stockwell), que quer ser escritor mas sua carreira pode ser abreviada por estar com tuberculose. A jornada de um longo dia termina numa noite infernal, na qual os três homens da família se embriagam enquanto Mary obsessivamente fala como se fosse jovem, quando era bem mais feliz.

De Repente, Último Verão (Suddenly Last Summer)
John Cukrowicz (Montgomery Cliff), um neurocirurgião interessado em conseguir recursos para o hospital onde trabalha, conhece Violet Venable (Katherine Hepburn), uma rica senhora da aristocracia que quer mandar fazer uma lobotomia em Catherine Holly (Elizabeth Taylor), uma sobrinha supostamente acometida de crises de loucura. Na verdade Violet teme que Catherine revele a homossexualidade de Sebastian, o filho de Violet, que morreu de forma violenta na Espanha. Há uma versão "oficial" do acidente, mas Catherine viu o que realmente aconteceu e assim sua tia tenta silenciá-la.

O Leão no Inverno (The Lion in Winter)
No Natal de 1183, o Rei Henrique II da Inglaterra (Peter O'Toole) promove uma reunião de família com seus três filhos e até mesmo com a Rainha Eleanor da Aquitânia (Katharine Hepburn), de quem ele está separado há vários anos e a mantém detida em um castelo distante, para impedir que ela interfira politicamente no seu reino. A razão deste encontro para decidir quem o sucederá no trono. Enquanto ele prefere o filho mais novo, a Rainha deseja que o mais velho herde o poder, mas os três filhos não se importam com as preferências de seus pais e cada um planeja ser o próximo rei. Este quadro gera diversas maquinações e alianças dentro da família real, onde o poder a única coisa, que realmente importa.

Quando o Coração Floresce (Summertime)
A solteira Jane Hudson (Katharine Hepburn), de Ohio, trabalha como secretária e economiza suas finanças para viajar para Veneza, na Itália. Ela se auto-descreve como independente, mas quando está de férias na romântica cidade se sente terrivelmente solitária. Tudo parece disposto a mudar quando Jane conhece um charmoso italiano chamado Renato de Rossi (Rossano Brazzi).

As Quatro Irmãs (Little Women)
Durante a Guerra Civil Americana, um painel da vida de quatro irmãs que tem como chefe da família a mãe, pois o pai está lutando com as tropas. A situação financeira da família é precária. Elas são ajudadas por um rico vizinho e seu tutor, mas mesmo assim existem limites nestes tempos difíceis. O tutor se casa com uma das irmãs, mas o jovem e rico vizinho é rejeitado por outra, que decide partir sozinha para Nova York mas retorna quando sua irmã, que já tinha estado gravemente enferma, volta a piorar de maneira assustadora.

Mary Stuart, Rainha da Escócia (Mary of Scotland)
Mary Stuart (Katharine Hepburn) assume o trono da Escócia para a repugnância da Rainha da Inglaterra Elizabeth I (Florence Eldridge). Em meio a um grande burburinho sobre seu possível marido, Mary escolhe o Lorde Darnley (Douglas Walton) ao invés do Conde de Bothwell (Fredric March). Um golpe político leva à guerra civil e a rainha escocesa deverá arcar com duras consequências.

Boêmio Encantador (Holiday)
O livre-pensador Johnny Case (Cary Grant) fica noivo de Julia Seton (Denis Nolan), a filha dom milionário Ned Seton (Lew Ayres). Johnny entra em choque com Julia e seu pai quando expõe uma forma livre de viver e prega não trabalhar sempre para ganhar mais dinheiro, mas só é compreendido pela irmã da sua noiva, Linda Seton (Katharine Hepburn), que é considerada a ovelha negra da família.

A Estirpe do Dragão (The Dragon Seed)
Em plena Segunda Guerra Mundial, um tranquilo vilarejo no norte da China é invadido pelo exército japonês. Ling Tang (Walter Huston) e sua família moram em uma grande fazenda localizada na zona rural do sul do país e portanto não sentem inicialmente o impacto da ocupação. A população local adota uma postura pacífica perante os japoneses, mas Jade (Katharine Hepburn), uma jovem mulher de personalidade forte, não demonstra o mesmo comportamento.

Amor Eletrônico (Desk Set)
O engenheiro Richard Sumner (Spencer Tracy) foi orientado a manter em segredo seus reais interesses na grande empresa de comunicações na qual Bunny Watson (Katharine Hepburn) trabalha. Contudo, Benny é chefe do departamento, tem conhecimento dos objetivos de Sumner e tentará evitar que este realize suas estratégias.

Justiceiro Implacável (Rooster Cogburn)
No Arkansas um veterano xerife, Rooster Cogburn (John Wayne), tem o distintivo cassado, pois o juiz Parker (John McIntire) entendeu que ele se excedeu no cumprimento do dever e provocou várias mortes. Paralelamente, a quadrilha liderada por Hawk (Richard Jordan) e Breed (Anthony Zerbe) provoca mortes para roubar um carregamento de nitroglicerina, pois pretende usar o explosivo para roubar um carregamento de ouro. Diante desta situação Parker devolve o distintivo a Cogburn e lhe promete um aumento caso o bando seja detido.

Num Lago Dourado (On Golden Pond)
Norman Thayer Jr. (Henry Fonda), um professor aposentado que está prestes a completar 80 anos, vai com Ethel Thayer (Katharine Hepburn), sua esposa, para sua casa de verão, que fica às margens de um paradisíaco recanto na Nova Inglaterra. Logo depois chega a filha do casal, Chelsea Thayer Wayne (Jane Fonda), em companhia de Bill Ray (Dabney Coleman), seu futuro marido, e do filho dele, Billy Ray (Doug McKeon), que esperam que o idoso casal cuide do adolescente enquanto viajam para a Europa. Inicialmente o idoso senhor se incomoda com a presença do jovem, mas em pouco tempo o garoto se torna o filho que ele nunca teve e os dois acabam se envolvendo em um acidente.

Adivinhe Quem Vem Para Jantar (Guess who’s Coming to Dinner)
Em São Francisco, Matt Drayton (Spencer Tracy) e Christina Drayton (Katharine Hepburn), um conceituado casal, se choca ao saber que Joey Drayton (Katharine Houghton), sua filha, está noiva de John Prentice (Sidney Poitier), um negro. A partir de então dão início à uma tentativa de encontrar algo desabonador no pretendente, mas só descobrem qualidades morais e profissionais acima da média.

***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem