CINEMATECA - A FACE OCULTA (ONE EYED JACKS)

"A Face Oculta" (One Eyed Jacks) inicialmente seria dirigido por Stanley Kubrick. Devido a conflitos entre ele e Marlon Brando, que acarretaram na demissão de Kubrick, Brando acabou ocupando o cargo de direção, mostrando uma nova faceta: o Marlon Brando Diretor. Os conflitos entre ambos se iniciaram quando Kubrick queria escalar Spencer Tracy para o papel de Dad Longworth. Marlon foi contra já que a empresa de produção contava com Karl Malden que era grande amigo de Marlon Brando e que já havia trabalhado com ele duas vezes, entre os contratados.
Com isso Kubrick acabou sendo demitido e Brando decidiu assumir a direção. Assim que foi demitido, Kubrick foi contratado por Kirk Douglas, para dirigir o épico "Spartacus" que acabou se tornando um grande sucesso de crítica e bilheteria. Enquanto o filme dirigido por Brando, amargou nas bilheterias, encerrando a sua carreira de diretor logo em sua estreia.
Rod Serling, criador da série "Além da Imaginação" (The Twilight Zone) foi o responsável pelo roteiro e se baseou no conto escrito por Charles Neider, "The Authentic Death of Hendry Jones", conto vagamente inspirado na vida do bandido Billy the Kid. Serling teve seu roteiro rejeitado e foi então contratado Sam Peckinpah que revisou o roteiro e foi demitido em seguida. Por fim foi contratado Guy Trosper, após a demissão de outro roteirista. O filme conta a história de dois assaltantes: Rio (Marlon Brando) e Dad (Karl Malden), que estão em rota de fuga após roubarem um banco no México, porém Dad planeja ficar com o ouro roubado e deixar Rio ser capturado, o que acaba acontecendo.
Anos depois, Rio consegue fugir da prisão e parte em busca de seu ex-parceiro traidor para se vingar. Nesse período Dad acaba se tornando um respeitável xerife e teme que um dia Rio o encontre. Rio acaba encontrando Dad, mas seu plano de vingança começa a dar errado, quando este se apaixona pela enteada de Dad. Além de ser o único filme dirigido por Marlon, foi também o último filme da Paramount a utilizar o processo de filmagem VistaVision. Marlon Brando inexperiente na direção, chegou a produzir seis vezes mais material de película do que o normal. A versão final que demorou bastante tempo para ser entregue, tinha cerca de 5 horas de duração, culminando com que os executivos encomendassem uma nova reedição, eliminando mais de 3 horas. Esse material eliminado, foi posteriormente destruído. As filmagens começaram no fim de 1958 e foram concluídas durante o ano de 1960. Brando chegava a filmar apenas uma cena por dia. O lançamento do filme ocorreu em 1961.
Seu orçamento final foi de 6 milhões de dólares, lucrando apenas 4 milhões de bilheterias. Mesmo tendo amargado baixos números de bilheteria, é considerado hoje em dia um dos maiores faroestes já produzidos. Chegou a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Fotografia. Em 2016 foi exibida em Cannes, uma versão restaurada em 4k do filme. A restauração foi supervisionada por Martin Scorsese, Steven Spielberg e pela The Film Foundation, responsável pela preservação e restauração de grandes clássicos do cinema.

"A Face Oculta" foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:
***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem