CINEMATECA - DE CANIÇO E SAMBURÁ (HOOK, LINE & SINKER)

Antes de falar sobre o filme, vou explicar o que significa o título que ele levou aqui no Brasil: Caniço é uma vara de pescar e Samburá é um cesto que o pescador usa para carregar os peixes. O filme realizado em 1969, conta mais uma vez com a parceria entre Jerry Lewis e George Marshall. A dupla já havia trabalhado anteriormente. Da parceria destacam-se os filmes "Morrendo de Medo" (Scared Stiff)  e "A Barbada do Biruta" (Money from Home).
Peter (Jerry Lewis) é um homem bem sucedido que tem uma boa casa, uma família, um ótimo trabalho e um grande amigo: Scott (Peter Lawford). Após Peter fazer um exame, Scott lhe diz que sua vida está com os dias contados. Desesperado Peter conta para sua esposa Nancy (Anne Francis) que pouco se importa com a condição do marido, mas que sugere que ele passe esse tempo viajando e pescando. Peter fica em dúvida de onde vai tirar dinheiro para fazer isso, então Nancy lembra do cartão de seguro que Peter possui. Gastando exageradamente, Peter acaba somando uma dívida de 100 mil dólares. A confusão começa quando Scott descobre que o resultado do exame estava errado e que Peter não corre risco de vida. Peter fica desesperado, pois não sabe como pagar a dívida. Então Scott sugere que ele suma por uns tempos e o atesta como morto. Peter acaba assumindo uma nova identidade. Após passar um tempo algo sai errado e Peter decide procurar Scott para ajudá-lo e quando reencontra o amigo, acaba tendo uma desagradável surpresa, que acaba causando mais confusão ainda.
Este foi o último filme dirigido por George Marshall, que foi responsável por grandes clássicos do cinema como "A Dália Azul" (the Blue Dahlia), "Atire a Primeira Pedra" (Destry Rides Again), "Houdini", além da série televisiva "Daniel Boone". Após o filme, George ainda dirigiu  onze episódios da segunda temporada de "Here's Lucy" série estrelada por Lucille Ball em 1969. Após o final da temporada, George decidiu se aposentar e faleceria em 17 de fevereiro de 1975, aos 83 anos.

De Caniço e Samburá foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:



***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem