CINEMATECA - UM SONHO SEM LIMITES (TO DIE FOR)

"Um Sonho sem Limites" (To Die For) mistura humor negro, drama e ainda possui uma trama policial. O filme foi realizado em 1995, sendo dirigido por Gus Van Sant, com Nicole Kidman, Matt Dillon e Joaquin Phoenix nos papéis principais. O roteiro é baseado no livro de mesmo nome publicado em 1922, escrito por Joyce Marnayd, que se baseou na história real de Pamela Smart. Pamela era uma coordenadora de uma escola, que foi presa sob acusação de seduzir e convencer um estudante de 16 anos, a matar o seu marido. O julgamento de Pamela foi o primeiro julgamento a ser televisionado  nos Estados Unidos. Pamela foi sentenciada à prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, por sua parte no crime.
O filme mostra a história de Suzanne Stone (Kidman), uma repórter do tempo em uma estação de Tv a cabo em uma cidadezinha. Suzanne sonha em ser âncora do telejornal, porém ela sente que o que a impede de realizar seus sonhos é o seu marido Larry (Dillon). Então simplesmente Suzanne decide matá-lo. Para isso ela seduz e contrata Jimmy (Joaquin Phoenix) e o influencia a dar cabo de seu marido, o que acaba acontecendo, porém o plano acaba não saindo da forma planejada e a família de Larry passa a desconfiar de que Suzanne tem algo a ver com a morte dele.
No livro em que o filme foi baseado, Suzanne afirma que ela gostaria de ver "a atriz que se casou com Tom Cruise" interpretá-la em um filme sobre sua história. A autora do livro referia-se a Nicole Kidman. Mesmo com essa menção no livro, Nicole não foi a primeira escolha para o papel de Suzanne. Originalmente os produtores queriam Meg Ryan, inclusive chegaram a oferecer 5 milhões de dólares e mesmo assim Meg recusou. Após a recusa de Meg, várias atrizes foram abordadas para o papel como Jodie Foster, Michelle Pfeiffer, Uma Thurman, entre outras.
Nicole Kidman leu o roteiro e se interessou pela personagem, ela chegou a descobrir o número de telefone de Gus e passou cerca de 40 minutos convencendo-o a lhe dar o papel. Após duas horas Nicole recebeu o retorno do diretor, dizendo que ela fora escolhida para o papel. Nicole recebeu 2  milhões de dólares para interpretar Suzanne, menos da metade que foi oferecida à Meg Ryan.
O desempenho de Nicole Kidman nesse filme, serviu de inspiração para várias outras atrizes posteriormente, dentre elas Rosamund Piker no filme Garota Exemplar (Gone Girl) de 2014. Nicole Kidman, foi indicada ao Bafta e ganhou um Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz, porém foi esnobada pelo Oscar. 

"Um Sonho sem Limites" foi lançado pela Obras-Primas do Cinema e já se encontra disponível para compra, nas melhores lojas do ramo. Clique na capa para saber mais informações ou para adquirir a sua edição:


***

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem