CINEMATECA - O SELVAGEM (THE WILD ONE)

Estrelado por Marlon Brando, dirigido por Làszlo Benedek e produzido por Stanley Kramer, "O Selvagem" (The Wild One), foi responsável por influenciar uma geração de jovens, no início dos anos 50. Marlon Brando serviu de inspiração para vários jovens, interpretando Johnny,  líder de uma gangue de motociclistas que invade uma cidade pequena na hora de uma corrida de motos. Sofrendo pressão da polícia, Johnny e sua gangue são obrigados a deixar a cidade e acabam chegando em outra, onde arrumam confusão com uma outra gangue de motociclistas, liderada por Chino (Lee Marvin).
Além de influenciar uma geração com a rebeldia de seu personagem, Marlon Brando influenciou também através do vestuário: usando jeans, uma jaqueta de couro e um boné (boina). Tal combinação seria usada por outros atores como James Dean e Elvis Presley por exemplo. O filme foi baseado num conto publicado em 1951, na revista Harper. A história falava de confusões entre motociclistas nas comemorações de 4 de julho de 1947 na Califórnia. O fato agora é motivo de celebração em Hollister, cidade onde ocorreu a confusão.
Inicialmente, os produtores queriam filmar em locações reais, porém Harry Cohn, o chefão da Columbia e conhecido por sua tirania, vetou a ideia, com isso acabaram filmando em um rancho que a Columbia possuía. Cohn vetou também o uso de cores no filme, além de criar um cronograma de filmagens bastante rigoroso, a fim de evitar qualquer tipo de alterações ou revisões.
Marlon Brando a princípio, não estava muito interessado no papel de Johnny e só aceitou fazer o filme, em respeito a Stanley Kramer, que produziu "Espíritos Indômitos" (The Men), filme que marcou a estreia de Marlon Brando no cinema. Em sua autobiografia, Brando chegou a declarar que achava que o filme havia envelhecido mal. Para o filme Brando escolheu seu próprio guarda-roupa, além de voltar a pilotar motos (ele usa sua moto pessoal no filme) e conviver com gangues de motociclistas, a modo de absorver suas maneiras e dar realismo ao personagem. 
Lee Marvin que interpreta Chino, o principal antagonista de Johnny, também levou o clima de competição para a vida real: Marvin não sabia andar de moto, mas disposto a não ser passado para trás por Brando, aprendeu rapidamente e posteriormente acabou se tornando um competidor de corridas de moto no deserto. Marvin que chegou a gravar algumas cenas bêbado, escolheu o motociclista Willie Forkner, como base na construção de seu personagem. Forkner é considerado uma lenda entre os motociclistas. Mesmo com o clima de rivalidade dentro e fora das telas, Brando e Marvin, quase estrelaram outro filme juntos, quase vinte anos depois, mas acabaram sendo substituídos por John Voight e Burt Reynolds em "Amargo Pesadelo" (Deliverance).

"O Selvagem" foi lançado pela Obras-Primas do Cinema e já se encontra disponível para compra, nas melhores lojas do ramo. Clique na capa para saber mais informações ou para adquirir a sua edição:

***

1 Comentários

Obrigado por comentar!!!

  1. Nossa que demais!

    Adorei as motos que apareceram ali no cantinho haha

    https://coracaopinup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem